O aerofólio ligeiro

Novidade na linha 1983, o aerofólio do Passat foi um item que pouco durou no mercado nacional. Ao chegar nas concessionárias os revendedores e consumidores não aprovaram o acessório, que rapidamente deixou de ser oferecido. A matéria de outubro de 1982 da revista Motor 3, que você pode acessar clicando neste link, apresentando a linha 83 do Passat, criticou seu estilo pesado e o possível acúmulo de poeira.

Na linha Passat, o acessório continuou constando em catálogo, porém apenas para uso em algumas versões específicas exportadas para a Nigéria (e ainda havia a opção para uso nos modelos de duas ou três portas). É o caso, por exemplo, deste curioso Passat TS publicado aqui mesmo no nosso blog. Pouco antes de fechar, uma famosa concessionária Volkswagen da capital paulista ainda possuía um aerofólio como este em sua lista de peças em estoque. Outro Volkswagen que oferecia esse acessório era o Voyage, disponível também na versão de exportação.

Aerofólio do Passat GTS 1983
Fonte da imagem: http://fabriciostadler.blogspot.com.br/2010/09/passat-ts.html

Como curiosidade, é possível ver a imagem deste Passat LS Village encontrado na rua e em plena atividade. Fica claro que acessório facilitava a corrosão da tampa traseira. É certo também que este aerofólio não é original e deve ter sido instalado posteriormente pelo seu proprietário, o que colabora com o resultado atual.

Aerofólio do Passat 1983

Ainda sobre o modelo da foto, reparem nas lanternas traseiras, ainda originais e com os frisos centrais horizontais cromados, outro detalhe que estava presente apenas nos modelos 1983.

Sobre Artur.Y

Confira também

Tabela de Cores VW 1981

Tabela de cores VW: 1981

Um post curto pra aquecer e pensar em textos maiores… Apresentamos um material que chegou ...

6 comentários

  1. As lanternas são na configuração de 83, mas o borrachão no porta-malas e o nome Village (e Pointer e Paddock) não seriam somente em 84?

  2. Realmente o aerofólio do Passat GTS 83 foi um fiasco, mas confesso que na época tinha simpatia pelo acessório. Amigo do meu pai tinha um GTS na cor Azul Búzios, muito bonito. Uma curiosidade era o material, que era uma espécie de espuma densa e um pouco macia, do mesmo tipo do Escort XR3 e do Monza S/R. Material este que tinha sérios problemas de durabilidade. A peça mostrada na foto é um acessório genérico de época. O aerofólio original do GTS tinha um design um pouco diferente, mais largo e a superfície era menos inclinada.

  3. esse é o que apelidavam de pesadão?

Deixe uma resposta