Recuperação de filmes históricos de Jean Manzón

Texto e dica do eclético Mário César Buzian, que anda de V8, mas conhece e gosta muito de Passat:

“Uma das melhores inciativas da indústria foi a recuperação de filmes históricos de Jean Manzón, cineasta francês que se especializou em produzir documentários e filmes de curta-metragem desde os anos 30, que eram exibidos normalmente antes dos filmes comerciais nos cinemas brasileiros.
Dentre as grandes contribuições de Manzón, um dos maiores destaques foi a sem duvida a indústria automobilística e seus assuntos relacionados.
A Dana, vendo o potencial do nosso mercado antigomobilista, decidiu bancar a restauração de filmes importantíssimos da primeira fase das nossas fábricas, e o resultado final foi a criação de 3 DVD´s com esse riquíssimo material, enviado a museus, escolas técnicas e alguns profissionais relacionados à área automotiva.
Para quem não tem esses filmes, é possível conhecê-los um a um no site da empresa, a partir desse lnk:

http://www.dana.com.br/historia/topico_videos.swf

Vale MUITO a pena conhecer, é uma viagem no tempo do pioneirismo brazuca…”

Desta vez o post não tem relação direta com o Passat, pois os filmes são anteriores à sua produção. Aproveite a oportunidade para conhecer mais sobre a história da nossa indústria.

1 pensamento em “Recuperação de filmes históricos de Jean Manzón”

  1. São formidáveis os filmes.

    E, de certa forma, tem a ver com Passat sim: não fosse a implantação da indústria automobilística nacional, registrada nesses documentários, o Passat teria sido importado, e não lançado aqui um ano depois de ser colocado à venda na Europa… 🙂

Deixe uma resposta