Um pequeno presente…

Para nós que somos tão preocupados em manter nossos Passat  nas melhores condições possíveis e sabemos das dificuldades em mantê-los assim, é uma grande satisfação ao saber que determinada peça que deixou de ser utilizada em veículos 0km há cerca de 30 anos, ainda é produzida pela mesma empresa que a fazia para a Volkswagen.

solex0kmOntem foi a minha vez de ter uma destas peças finalmente em mãos, ao abrir a caixa amarela e azul da Brosol e enfim ter um “velho” carburador Solex de corpo simples, o mesmo que foi usado em todos os Passat 1.5 entre 1974 e 1982,, novíssimo e produzido em 2012. Vamos ver se enfim resolvo um problema crônico de carburação no meu 4M, cujo carburador original respira com a ajuda de aparelhos em uma CTI, após diversas tentativas de deixá-lo seguramente utilizável. Foram 35 anos de bons serviços prestados em sabe-se lá quantos km… Merece uma digna aposentadoria.

O que me deixa intrigado é como a Brosol ainda produz o carburador que vem completíssimo, incluindo as molas em espiral do afogador automático, mas não disponibiliza estas pequenas peças (incluo aí a própria tampa do afogador automático, o kit completo de reparo, com hastes e tudo o mais, etc.) para o mercado de reposição, sendo que elas nem constam mais em catálogo. Seria uma grande ajuda pra deixarmos em perfeitas condições de funcionamento alguns carburadores ainda plenamente utilizáveis.

Será que a Brosol atenderia um pedido dos proprietários de Passat?

Sobre André Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Confira também

Tabela de Cores VW 1981

Tabela de cores VW: 1981

Um post curto pra aquecer e pensar em textos maiores… Apresentamos um material que chegou ...

18 comentários

  1. Será que ainda tem um 2E de onde veio esse?? 🙂

    • Abel, creio que o 2E também seja produzido. Nos sites mais populares de carburadores (Carburador Brasil e Horizonte Auto Peças, por exemplo), há os 2E para venda em diferentes configurações (VW/Ford, GM…).

    • Aliás, Abel… O 2E existe da Mecar, que pelo que falam é de ótima qualidade e custa a metade do valor do Brosol. Talvez seja mais intere$$ante… O solequinho não existe Mecar, infelizmente. Então não pude nem tentar.

  2. Eduardo Borges Bueno

    Solex simples ainda é fácil de se achar peças em boas condições, mas como fica pra quem tem o Solex duplo como no meu caso? ai sim a briga é feia quando dá problema, alem de não ter mecânico com culhão peças são difíceis de se achar…

  3. Mas que boa notícia. Não sabia que ainda eram produzidos, acho que vou procurar um para reposição e emergências. 🙂

  4. Você é um garotinho juvenil André, hahahaha.

    Se você disponibiliza peças de reposição, as pessoas não vão comprar carburadores novos…é a linda magia do mundo capitalismo.

    Qual era o problema do carburador do 4M? Meu carro tinha lenta inconstante e buraco na aceleração, resolvido com a troca da base…que consegui nova.

    • Ah, Heitor… Mas vamos pelo lado mais normal: quantas pessoas são loucas como eu pra comprar um carburador novo? Poucos (e a maioria destes poucos nós devemos conhecer). Mas muita gente compraria as peças menores, kits de reparo, etc. A Brosol ganharia mais pela quantidade de itens de reposição do que pelos poucos carburadores. Pelo menos é a minha visão. Até porque antigamente eram vendidos e hoje em dia algumas peças existem de marcas paralelas (mas nunca as do afogador automático).

      A base está perfeita, até tenho duas de reserva. Mas o corpo do carburador estava soltando pedaços, nem o banho químico resolveu. Era deixar um tempo ligado e lá ia alguma coisa pro giclê da lenta. Muitos buracos pequenos no interior do corpo, dentro da bomba de aceleração… Cheguei a procurar outro corpo, mas só achei a álcool (até comprei um, mas precisa mudar uma ou outra coisa… fica no estoque por enquanto).. Cansei de não poder usar o carro por conta disso e resolvi aloprar, hehehe… Vamos ver se agora pelo menos esse problema não me aborrece mais.

  5. Que bela notícia, André! Será vida nova para seu 4M e um alento para os donos de Passat 1.5. Também acho que o pessoal da Brosol devia olhar com mais atenção para esse nicho de mercado, mas infelizmente esse tipo de atendimento não faz parte da “cultura” brasileira. Espero que isso ainda mude um dia.

  6. André, quero um tambem, assim que sobrar dinheiro é claro.

  7. Eu fiquei muito surpreso quando vi no site da Carburador Brasil, que existem ainda carburadores Solex “0km”, como 2E e outros. Só lamento que a Weber não tenha mais fabricado carburadores, e quem precisa de um mini, ou compra um usado, ou compra o Mecar. Sinceramente não confio muito nessa marca. Consegui comprar um mini em excelente estado pro meu Voyage, e o mais importante, Weber original.

  8. Possuo alguns carburadores Brosol NOVOS fabricados em meados dos anos 90. Estoque antigo de auto peças. 1 peça para PASSAT 1.5 Alcool 79/82. E 2 Peças pro Passat 1.5 74 a 82 Gasolina. ( H 35 PDSI (T) ) https://www.facebook.com/pardahl.gobbo

    • boa tarde eu tive interresse no seu produto e gostaria de saber o preço e se e possivel você me passar o telefone de contato para agnt conversar melhor?

  9. Olá Andre, onde será que eu posso adquiri um carburador desse ?

Deixe uma resposta