Test Drive: Dasher 1974

Trazemos aqui mais um registro histórico interessante envolvendo o Dasher. Se ontem foi um crash test, dessa vez temos um test drive realizado em 1974. Na época do seu lançamento, o Dasher causou certa curiosidade no mercado norte-americano. Acostumados aos grandalhões e imponentes carros produzidos pela indústria local, em geral com motores de 6 ou 8 cilindros, o consumidor norte-americano começou a mudar um pouco o seu foco no início da década de 70, devido à crise do petróleo.

Test drive VW Dasher 1974

Os carros japoneses, menores e de motores mais compactos, começavam a ganhar cada vez mais espaço. Modelos da Honda, Datsun e Corolla eram cada vez mais frequentes nas ruas. As montadoras européias, que não faziam grande sucesso por lá, exceto por algumas marcas de maior apelo de luxo e esportividade, ou pelo Beetle, barato, prático e útil em qualquer lugar do mundo, também quiseram pegar carona com modelos de menor porte. Assim, o mercado dos EUA olhava com atenção para esse VW com motor dianteiro e refrigerado à água, que com o passar do tempo trouxe de carona outros modelos como o Rabbit e Scirocco.

O test drive tem cerca de 4:30 minutos, e apresenta inicialmente as características principais do Dasher. O narrador ressalta o motor e tração dianteiros, e diz que o modelo apresenta uma performance “melhor do que qualquer outro VW já produzido”. É possível notar que o capô é suspenso por um grande amortecedor, diferente da nossa tradicional vareta. A segurança também é apresentada, como os freios a disco dianteiros. O teste mostra um bom espaço de frenagem quando em linha reta. O baixo consumo para os padrões americanos também não é esquecido. O teste de estabilidade mostra um carro com boa distribuição de peso. As imagens do slalom e das curvas em alta velocidade são o ponto alto do vídeo. A conclusão é que “se você quer se divorciar dos carros grandes, sem dúvida vai querer casar com um Dasher”. Confira o vídeo:

Aproveitamos para convidá-lo a se inscrever em nosso canal do Youtube, e manter-se sempre atualizado quando publicarmos alguma novidade. Temos diversos comerciais, principalmente brasileiros, algumas matérias que foram exibidas na TV e também alguma variedade de material de outros países e até mesmo do “irmão” Audi 80. E vem mais alguma coisa por aí… Inscreva-se!

Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube – RJ.

Um comentário em “Test Drive: Dasher 1974

  • 31 de agosto de 2017 em 21:29
    Permalink

    0-100km/h em 11.3 segundos!! 1/4 de milha em 18.7 chegando a 77 mph! Muito bom.

    Resposta

Deixe uma resposta