Console Zune & cia.

Acessórios de época são sempre muito interessantes e por vezes raros de encontrar. Não é difícil também que determinado acessório seja pouco conhecido e difícil de determinar sua época por falta de referências, até mesmo para questões de vistoria para placa preta. É o caso do Sun Top, mostrado aqui em um antigo post e que provavelmente não fez muito sucesso. Já o console Zune é um ótimo exemplo de acessório que marcou época! Produzidos para diversos modelos de carros nacionais, era sinônimo de esportividade e requinte.

Console Zune e acessórios para Passat
Anúncio do console Zune e demais acessórios para o Passat: outubro de 1979.

Reunimos alguns anúncios de época para mostrar um pouco do que a Zune oferecia. Um dos anúncios, veiculado na revista Quatro Rodas de outubro de 1979, traz produtos exclusivos para o Passat. O console central era aparentemente muito bem acabado. Dotado de um porta-objetos em seu extremo próximo ao espaço dos passageiros do banco traseiro, escondia um pouco a sempre protuberante alavanca do freio de mão e terminava se unindo ao revestimento central do painel. Um estilo bem típico dos anos 70 e parte dos anos 80.

Além do console, o anúncio traz também as famosas polainas com aparência retrátil. Essas polainas eram vendidas por uma grande variedade de lojas de acessórios, como a Rodão e mesmo a requintada Dacon. O sucesso desse acessório acabou chegando a própria Volkswagen, que no final de 1981 lançou o Passat LS Série Especial com estas polainas.  Notem que o anúncio mostra as polainas em duas cores, diferente do que costumamos ver nos Dacon e do que foi lançado no LS Série Especial.

Os retrovisores BMW também eram acessórios oferecidos nesta época e até hoje encontrados em alguns Passat personalizados. Segundo o anúncio, poderiam ser pintados na cor do carro. Por fim, também eram oferecidas telas de alto falantes “Harmony”. Em dois tamanhos diferentes, 6″ e 6×9, poderiam vir em preto ou marrom para acompanhar as cores mais comuns do interior do Passat. O texto sobre as telas dão uma idéia de como as propagandas da época se importavam mais em explicar as características dos produtos.

Console Zune, maio de 1978
Anúncio de maio de 1978: consoles para toda a linha nacional.

Outros modelos poderiam utilizar o console Zune, conforme podemos verificar no outro anúncio escolhido para ilustrar este post. Infelizmente não encontrei informações sobre a história da empresa, como sua data de fundação e até que ano ela funcionou. Caso alguém tenha maiores detalhes, fique a vontade para adicionar as informações nos comentários.

E você? Teve um console Zune no seu carro?

Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Deixe uma resposta