Passat LSE 1981 no Uruguai

O post da nossa seção “Cidadão do Mundo” de hoje foi buscar um Passat brasileiro bem pertinho da gente. Um belo Passat LSE 1981 “Made in São Bernardo do Campo”, anunciado para venda no Uruguai. Um carro que dá vontade de repatriar… Já peço desculpas aos irmãos uruguaios (que frequentemente visitam a Home-Page do Passat) pela sinceridade, mas a constatação mais fácil que fazemos ao ver anúncios de Passat por lá é que a média de conservação deixa muito a desejar.  Talvez seja a dificuldade de peças de reposição. Mas é comum os Passat anunciados se encontrarem faltando grade, com peças quebradas e adaptações não muito felizes. Portanto, esse LSE é uma das felizes exceções que conseguimos encontrar nos classificados do Uruguai.

Passat LSE 1981 no Uruguai

O exemplar tem uma característica que não é das mais comuns por lá: ser movido à gasolina. A maior parte dos Passat que encontramos no Uruguai, principalmente os fabricados a partir de 1985, tem motor à diesel. Essa opção não era uma exclusividade dos uruguaios, sendo bastante comum também em outros países, principalmente da América do Sul. A esmagadora maioria dos Passat exportados para nosso vizinho do sul, assim como este exemplar, era de modelos de 4 portas.  Os Passat de 2 portas existem, mas foram enviados em quantidade bem menor. Inclusive, nosso primeiro post sobre um Passat no Uruguai foi sobre um exemplar de 2 portas: um TS, também 1981.

Passat LSE 1981

Passat LSE 1981 no Uruguai
Motor 1.6 ã gasolina

O interior deste Passat LSE 1981 é o seu destaque. Monocromático bege (lembramos que interior preto também é monocromático), no padrão de estofamento correto do ano, os bancos dão um charme especial ao carro e combinam harmonicamente com a cor da carroceria. Parecem um pouco manchados, principalmente os dianteiros, o que possivelmente é resolvido com uma boa higienização. E vocês já repararam como é difícil encontrar um Passat 1981 com esta cor de interior?

Passat LSE 1981 no Uruguai
Quantos Passat 1981 você encontra no Brasil com esta configuração?

Além disso, o carro ainda mantém volante, painel e console originais. Apesar de ser um LSE, não possui ar condicionado. É possível notar alguns detalhes interessantes nas fotos, como o adesivo da trava de segurança por dentro de uma das portas traseiras.

Passat LSE 1981

A parte externa também foi mantida com alto índice de originalidade. Confesso que fiquei na dúvida sobre a cor, pois algumas enganam por foto, mas me parece ser o Verde Trópico. As rodas são as originais do modelo e aparentam estar em bom estado. Os frisos laterais, de série nos LSE, estão presentes assim como o emblema plástico “E” da tampa traseira. Apenas a película nos vidros destoa da originalidade do carro.

Passat LSE 1981 no Uruguai
Este Passat mantém detalhes interessantes, como o adesivo da trava de segurança da porta traseira.

O valor pedido por este Passat LSE 1981 é de US$5.500. Pra completar, o vendedor informa ser o segundo dono deste Passat e que ele possui 97.000km rodados. Não deu vontade de trazer pra cá?

 

Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube – RJ.

Um comentário em “Passat LSE 1981 no Uruguai

  • 15 de outubro de 2017 em 16:18
    Permalink

    Lindo exemplar! Bela combinação de cores, super careta mas sensacional! rsrsrs

    Resposta

Deixe uma resposta