Wisintainer lança o Passat

A matéria do Jornal de Caxias (RS) do dia 27 de julho de 1974 informava: “Wisintainer lança o Passat”. O novo Volkswagen, apresentado para a imprensa no mês anterior, aos poucos começava a chegar nas concessionárias de todo o país. E no dia 25 de julho daquele ano foi a vez da concessionária Wisintainer, da bela cidade de Caxias do Sul, fazer a apresentação do Passat ao público.

A apresentação do Passat na concessionária Wisintainer, de Caxias do Sul. Foto: Jornal de Caxias
A apresentação do Passat em Caxias do Sul. Foto: Jornal de Caxias

Imagens de concessionárias na época em que o Passat era produzido sempre chamam a atenção e algumas já foram publicadas aqui no blog, por motivos diversos. Não era incomum os jornais locais noticiarem a apresentação de novos modelos e assim proporcionar imagens como estas. Em algumas ocasiões, jornalistas da cidade eram convidados para cobrir a apresentação. Em outras, era simplesmente uma matéria patrocinada pela concessionária que sediava o evento. Esse tipo de prática nos jornais era bem notável principalmente durante os anos 70. E o Jornal de Caxias dizia que, naquela noite, cerca de 200 pessoas compareceram ao coquetel oferecido pela revenda VW. Em dado momento o diretor, Sr. Maximiliano Wisintainer, fez uso da palavra “dizendo da satisfação de Wisintainer S.A. pelo acontecimento e fornecendo detalhes do Passat”. Além do evento em si, a matéria listava algumas qualidades do Passat, como o seu desenho, mecânica e espaço interno.

Cerca de 200 pessoas estiveram presentes na concessionária Wisintainer para conhecer o Passat. Foto: Jornal de Caxias
Cerca de 200 pessoas estiveram presentes na concessionária Wisintainer para conhecer o Passat. Foto: Jornal de Caxias

Nas fotos, é possível notar a curiosidade dos presentes para conhecer melhor o Passat. Além da matéria, ainda há um anúncio da concessionária na parte inferior da página. A frase principal dizia “Não perca o melhor lugar para a première do Passat: atrás do volante”.

A matéria ocupou uma página inteira do jornal, incluindo um anúncio da concessionária Wisintainer. Foto: Jornal de Caxias
A matéria ocupou uma página inteira do jornal, incluindo um anúncio da concessionária. Foto: Jornal de Caxias

Os leitores da região certamente poderão esclarecer os fatos. Mas em algumas pesquisas, pude concluir que esta concessionária não mais existe. No mesmo endereço, visto pelo Google Street View, existe um grande mercado. Alguém saberia contar aqui nos comentários até quando a Wisintainer funcionou? Em Caxias do Sul, de pesquisas anteriores, lembro de existir na mesma época a Panambra, que ainda está em atividade. Havia alguma outra autorizada VW em Caxias do Sul em 1974?

Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube – RJ.

2 comentários em “Wisintainer lança o Passat

  • 5 de outubro de 2017 em 12:52
    Permalink

    Lembro da concessionária Automagui em Caxias do Sul, mas não ficava nesse endereço do Zaffari. Fechou no começo dos anos 2000 se não me engano.

    Resposta
  • 5 de outubro de 2017 em 17:17
    Permalink

    A Wisintainer vendeu sua existência para a Panambra que a sucedeu.

    Resposta

Deixe uma resposta