Fotos antigas do Espírito Santo

O post de hoje vai trazer um pouco do nosso litoral. Recebi do amigo Matheus, criador do Registros Automotivos do Cotidiano e um verdadeiro garimpeiro de imagens interessantes, algumas fotos antigas do Espírito Santo. Todas elas parecem ser dos anos 80. E o Passat está presente em todas elas, seja de maneira discreta ou nem tanto.

Fotos antigas do Espírito Santo - Marataízes
Avenida Miramar, com a Igreja de Nossa Senhora da Penha ao fundo. Marataízes – ES.

E como tem alguns bons anos que não visito as lindas praias do Espírito Santo, vou pedir ajuda aos leitores do blog pra identificar os locais exatos da maioria das imagens a seguir. As duas primeiras foram feitas na cidade de Marataízes. A primeira delas foi possível identificar, sendo registrada na Avenida Miramar, onde ao fundo podemos ver a Igreja de Nossa Senhora da Penha.

A grande construção aparenta ser um clube, mas as imagens do Google Street View (de 2012) mostram o local já fechado.

O Passat vermelho com o pára-choque amassado, ano 1974 ou 1975, divide a cena com um Chevette em sua geração mais simpática e um ônibus Mercedes-Benz. O Opala, cujas lanternas daquele modelo começaram a ser vendidas no modelo 80, ajuda a definir a época da foto. Aparecem também um Corcel II, Variant e pelo menos dois ônibus da Viação 1001.

Fotos antigas do Espírito Santo - Marataízes
Marataízes – ES

Já a segunda imagem de Marataízes, cuja localização exata eu não consegui descobrir, mostra o ambiente típico de praias: carros estacionados sem uma grande organização, areia lotada e ainda muitos terrenos vazios, o que imagino já ter mudado bastante.

O Passat de 1979 a 1982 e o Opala coupé são os carros mais fáceis de reconhecer na imagem, que traz também, claro, os Fuscas, além de Caravan e outros modelos cuja qualidade da imagem não permite tantas observações.

Fotos antigas do Espírito Santo - São Mateus
São Mateus – ES

A foto seguinte é da cidade de São Mateus, localizada mais ao norte do estado do Espírito Santo, a cerca de 200km da capital Vitória. Mais uma vez um Passat entre 1979 e 1982 aparece, dividindo espaço com o Chevette, o Fusca e os caminhões Mercedes-Benz 1113.

Fotos antigas do Espírito Santo
O Opala e, ao fundo, o Passat provavelmente 1983 ou 1984.

Já a última imagem é a que não temos nenhuma informação sobre a localização, além de ser do Espírito Santo. Em primeiro plano, um Opala dos primeiros anos e aparentemente ainda muito conservado, tendo ao fundo um Passat que, se não tiver sido modernizado, era um 83-84, com alguma personalização, como as rodas. Não me surpreenderia se for um Passat Plus.

Sobre André Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Confira também

Passat TS 76 - Eduardo Clemente

Fotos de época: Passat TS 76

A publicação de hoje é sobre uma versão que é uma das mais desejadas entre ...

Deixe uma resposta