Home / Versões / Ei, táxi!

Ei, táxi!

O Passat Special surgiu em 1984 como uma versão de entrada da linha Passat. Despojado de qualquer equipamento de luxo, o Special ainda trazia os velhos retrovisores sem controle interno (e apenas do lado esquerdo), rodas de aço sem calotas, grade e máscaras de faróis sem cromados, além de não possuir o revestimento preto entre as lanternas traseiras, desembaçador traseiro, frisos laterais, entre outros equipamentos comuns a todo o restante da linha Passat.

Passat Special - No folder, como táxi.
No folder de 1986, o Passat Special sendo utilizado como táxi.

Ao contrário do Passat Surf, que também era uma versão de entrada bem simples, não apelava para o público jovem. Dessa vez a Volkswagen fazia dos motoristas de táxi o seu público-alvo. Afinal, era um carro com todos os atributos conhecidos do Passat: amplo espaço interno, ótimo espaço no porta-malas, estabilidade, economia e confiabilidade mecânica.

E contava com preço mais baixo que seus irmãos LS Village e GTS Pointer, que possuíam itens mais interessantes para o consumidor comum, porém  desnecessários em um carro voltado para o trabalho. E a aposta da VW foi certeira, sendo o Special bem vendido para este público e bem visto nos pontos de táxi.

Encontrar um Passat Special estritamente original hoje em dia não é tarefa das mais fáceis. Como acontece com todos os modelos simples, boa parte dos exemplares desta versão foi sendo equipada pelos proprietários e perdendo suas características e simplicidade que diferenciava o Special das outras versões.

A foto, que foi publicada recentemente em nossa página do Facebook, foi uma cortesia do amigo e colaborador Artur Yamamura.

Sobre Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Confira também

Passat GTS 1983

As rodas do Passat GTS 83

O post de hoje traz a informação, com base em informações oficiais da Volkswagen, sobre ...

6 comentários

  1. E o grande mistério da cor Laranja?

  2. Reza a lenda que tinha opção de fábrica, será?

  3. Alexandre S. Cavassin

    Grande Grigo !!! Parabéns pelo blog ! De fato é mais ágil que o fórum e a lista. Aliás, nunca consegui usar direito o fórum… Quanto ao Special taxi, em Curitiba chegou a circular alguns, porém em 1987 “choveu” Santana CL de táxi em Curitiba, provavelmente um carro mais adequado por ter 4 portas. Aliás, foi o início da era Santana-táxi que durou até 2006 quando o sedã saiu de linha. No meu bairro tinha um candidato a vereador que comprou 0km um Special (acho que 86) e ficou com o carro por quase 15 anos com toda sua originalidade preservada. Até que um dia o carro foi roubado… Grande abraço !

    • Valeu, Alexandre! É um prazer tê-lo comentando por aqui e enriquencendo o assunto.

      Uma pena a história deste Special roubado. Eu sinceramente nem me lembro da última vez em que vi um modelo desses ainda original.

  4. Eu tenho o especial na cor bege,mas teve coisas q mudei tipo o console do pointer o motor ta 2.0santana e ele tem os reguladores de retrovisor ,achei por acaso um dia q desmontei o forró das portas ,ele estavam por dentro

Deixe uma resposta