O Passat Special surgiu em 1984 como uma versão de entrada da linha Passat. Despojado de qualquer equipamento de luxo, o Special ainda trazia os velhos retrovisores sem controle interno (e apenas do lado esquerdo), rodas de aço sem calotas, grade e máscaras de faróis sem cromados, além de não possuir o revestimento preto entre as lanternas traseiras, desembaçador traseiro, frisos laterais, entre outros equipamentos comuns a todo o restante da linha Passat.
Ao contrário do Passat Surf, que também era uma versão de entrada bem simples, não apelava para o público jovem. Dessa vez a Volkswagen fazia dos motoristas de táxi o seu público-alvo. Afinal, era um carro com todos os atributos conhecidos do Passat: amplo espaço interno, ótimo espaço no porta-malas, estabilidade, economia e confiabilidade mecânica.
E contava com preço mais baixo que seus irmãos LS Village e GTS Pointer, que possuíam itens mais interessantes para o consumidor comum, porém desnecessários em um carro voltado para o trabalho. E a aposta da VW foi certeira, sendo o Special bem vendido para este público e bem visto nos pontos de táxi.
Encontrar um Passat Special estritamente original hoje em dia não é tarefa das mais fáceis. Como acontece com todos os modelos simples, boa parte dos exemplares desta versão foi sendo equipada pelos proprietários e perdendo suas características e simplicidade que diferenciava o Special das outras versões.
A foto, que foi publicada recentemente em nossa página do Facebook, foi uma cortesia do amigo e colaborador Artur Yamamura.
E o grande mistério da cor Laranja?
Reza a lenda que tinha opção de fábrica, será?
Talvez pudesse ser feito na fábrica mesmo, se houvesse demanda (apesar de não constar no catálogo). Mas… como confirmar?
Grande Grigo !!! Parabéns pelo blog ! De fato é mais ágil que o fórum e a lista. Aliás, nunca consegui usar direito o fórum… Quanto ao Special taxi, em Curitiba chegou a circular alguns, porém em 1987 “choveu” Santana CL de táxi em Curitiba, provavelmente um carro mais adequado por ter 4 portas. Aliás, foi o início da era Santana-táxi que durou até 2006 quando o sedã saiu de linha. No meu bairro tinha um candidato a vereador que comprou 0km um Special (acho que 86) e ficou com o carro por quase 15 anos com toda sua originalidade preservada. Até que um dia o carro foi roubado… Grande abraço !
Valeu, Alexandre! É um prazer tê-lo comentando por aqui e enriquencendo o assunto.
Uma pena a história deste Special roubado. Eu sinceramente nem me lembro da última vez em que vi um modelo desses ainda original.
Eu tenho o especial na cor bege,mas teve coisas q mudei tipo o console do pointer o motor ta 2.0santana e ele tem os reguladores de retrovisor ,achei por acaso um dia q desmontei o forró das portas ,ele estavam por dentro
acabei de comprar um Passat Special que foi da frota da Auto Taxis Atlas de Curitiba, todo original, nunca batido, parachoques nunca pintados, farois e lanternas originais cibie, arteb, apenas tive que refazer os bancos (retornando ao original) estavam com um tecido que imitava o pointer. e o volante, que tem um quatro bolas genérico. quando ficar pronto vou mandar fotos ao blog. Ah, a pintura continua a laranja monza original. Estou tentando saber quantos destes carros chegaram a frota de curitiba, Creio que foram menos de 300 ao todos, se não for menos.