Hoje é dia de abrir uma seção aqui no blog… O “Passat do Leitor” vai trazer informações, histórias e fotos dos Passat de quem visita o nosso blog.
E pra começar temos aqui o impecável Passat L 1976 do meu amigo Heitor Nunes. Um carro que já tive o prazer de pegar uma carona. Mas não sou eu que vou falar sobre o carro. Ninguém melhor que o próprio Heitor pra contar aqui a história deste Passat.
“Este é meu Passat L 1976 Azul Firenze. Após 6 anos sonhando em ser proprietário de um Passat consegui realizar a façanha no dia 31 de Julho de 2009. O carro era muito original de lataria, alinhado e com mecânica em pleno funcionamento. Mas infelizmente teve o interior muito descaracterizado em algum momento de sua vida, sendo retiradas diversas peças.
Comecei dando uma garibada geral no carro com uma boa lavagem, polimento e reposição de itens fáceis de serem localizados e comprados. Revisei alguns itens da mecânica, troquei a suspensão (estava rebaixado) e utilizei-o por cerca de um ano, quando foi dada entrada na funilaria para uma reforma geral na carroceria. Após 6 meses ele ficou pronto!
Falando mais sobre ele, trata-se de um modelo L 76/76 Primeira série (Quina do para-brisa quadrada, grafia do painel de instrumentos verde e outros pormenores) na cor Azul Firenze, com motor BR 1.5 original, idem ao câmbio de 04 marchas, o famoso “câmbio alemão”. Procurei retornar o máximo da originalidade perdida ao longo dos anos, exceto por alguns pequenos acessórios de época do modelo, não descaracterizando o carro.
Decidi montar o carro sozinho e o que eu pensei ser um trabalho de cerca de 6 meses, se enrolou por mais de um ano. Busca de peças originais, retífica de motor, dificuldades na montagem do carro… 0s problemas são inúmeros e incontáveis mas ao ver o carro logo esqueço de tudo. Me dá prazer dirigir ele por ai, com calma, curtindo e ouvindo um bom rock como ele fazia na década de 70 com um de seus proprietários. Bem que carro poderia narrar toda a sua vida. Seria uma das histórias mais fantásticas que alguém poderia me contar.
Já fiz muitas coisas na vida que eu tenho orgulho. Mas de longe, adquirir o meu Passat e deixá-lo como eu sempre quis foi a maior delas!”
Como podem ver, é um carro com história e merece nossa admiração!
Parabens, é muito bom quando conseguimos realizar nossos sonhos, tenho um Passat 1975 sou o terceiro dono e também estou fazendo de tudo p/ deixa-lo 100% original .É bastante trabalhoso, sim , mas o prazer de ver cada item, cada conquista, cada detalhe, cada parafuso em seu lugar é bastante compensador.
Passat só quem tem ou teve que estou dizendo.
Obrigado pelo espaço André! Fico muito contente de poder dividir minha história com os colegas.
E vamos evoluiando, nesta corrida sem fim que é deixar um carro antigo 100%…
Parabens pelo o carro que possui em mãos… Eu tenho um Passat LS 1982, sou o segundo dono, tecnicamente… O carro era do meu avô, que faleceu cerca de 9 anos atrás, desde então o carro ficou sendo utilizado pela minha avó… No começo desse ano ela comprou um carro mais novo, e como sabia que eu estava de olho no no Passat a muito tempo, ganhei de presente de aniversário de 18 anos… Existe presente melhor que esse?? No momento o carro está na funilaria pra tirar alguns pontos de ferrugens…
Eu acompanhei a saga do Hector. Realmente é merecedor de todo o reconhecimento.
Parabéns Heitor, Vc e seu belo Carro merecem, bela história que acompanho desde o início.
Quem conheceu este carro desde o começo como eu, sabe que o Heitor merece todos os elogios possíveis pela dedicação e pelo amor ao Passat.
Parabéns Heitor.
Já vi de perto…. realmente o Heitor deixo este carro muito show…. este merece todos os elogios…
Parabéns ao André pelo espaço para se falar de Passat.
Parabéns também ao Heitor, pelo estado de maravilha ao qual ele retornou o carro.
Retornou, porquê esse carro já nasceu maravilha (teve de quem herdar, hehehe).
Eu também sou apaixonado pelo Passat, apesar de não ter mais um deles. Mas tenho seu avô, um DKW Belcar 1961. André sabe disso…
Mas eu fui proprietário de 5 Passat – o melhor carro que tive na vida:
O primeiro foi um TS 77 amarelo Jawa, comprado bem abaixo da tabela justamente por ser dessa cor (todos os taxis cariocas são amarelo Jawa).
Um p___ carro!
Depois que o vendi, arrependido, comprei outro TS 77, dessa vez bege. Foi roubado.
Comprei então um LS 78 preto, 3 portas, com teto solar. Senti falta do desempenho do TS, mas o carro era excelente!
Depois de algum tempo, herdei de meu tio um GLS 83 vermelho, meio bagunçadinho, no qual fiz uma reforma geral, na qual ele levou a aparência do Pointer. Andei uns anos com esse carro.
E por fim, troquei-o por um Pointer autêntico, também vermelho, e esse, realmente, extrapolou, de tão bom que era!
Fiz uma viagem com ele ao Nordeste, em 1993, onde aconteceu um lance interessante.
Lá pelo norte da Bahia ia um sujeito na minha frente com um recém lançado Ômega com motor 3 litros alemão. Andava muito, mas o cara não sabia fazer curva. Piloto de reta…
Acredito que, quando eu pedi passagem, o cara não deve ter gostado de ver aquele “velho” Passat (já de 5 anos) piscando farol para aquele carrão novinho. E ele não deu passagem.
Quando a gente mal imaginava que teria uma curva, ele já estava freando, e na saída da curva, pisava fundo, e eu não conseguia ultrapassar.
Depois de uns 15 ou 20 minutos nessa brincadeira – a estrada era cheia de curvas – eu bolei uma estratégia: afastar dele na reta, meter o pé no fundo e reduzir para 4ª quando ele freasse, e torcer para chegar na traseira dele no fim da curva para, no embalo, passar direto por ele, esperando que não viesse ninguém de lá na hora.
Lá pela 3ª tentativa deu certo! Mas o cara não gostou, e tentou dar o X.
Mas aí quem não gostou fui eu, e fechei a porta.
O cara ficou p___!
Mas aí chegou outra curva, e eu só vi o Ômega encolher no meu espelho…
Não vi mais o cara.
Faltou dizer:
Esse Pointer se acabou num acidente, perda total.
Minha mulher e minha filha estavam com ele na praia de Copacabana, esquina de rua Figueiredo Magalhães, e um sujeito avançou o sinal com um Santana, enchendo a lateral do Passat. Quase arrancou a frente do carro.
Felizmente ninguém se machucou.
Conheço esse carro pessoalmente e posso dizer que é muito melhor ao vivo do que por fotos.
O Heitor é um cara perseverante e montou esse carro sozinho. Cheguei a ver sem os acabamentos e jamais diria que iria ficar desse jeito. Realmente, nada como o carinho do dono !!!!
Parabéns Heitor, seu carro é merecedor de estar aqui.
Abraços !!
Obrigado a todos, amigos! Comentários como este me deixam muito feliz, sabendo que segui o caminho correto. Espero melhorar o carro mais e mais e sempre ir compartilhando com vocês!
Abraços
Esse eu também acompanhei e só posso dizer que o dono faz um carro!
Parabéns Hector, e rumo a PP no zulinho!
Você merece todo o reconhecimento, pelo esforço na restauração do zulinho.
Abração!
So tem uma coisa errada ae…
esse cambio não é conhecido como “cambio Alemão” e sim como “PintoLoco”
E tenho dito!!!
Parabéns pela caranga Hector.
Conheci esse carro desde os tempos do Tião!
O Heitor é um cara chato pra cacete (no melhor sentido da palavra) tem paciência para acertar os detahes dos seus carros, e o resultado é o que estamos vendo ai!
esse passat tem história, junto do Hulk (o meu LS76/77) é o Pé de Pano do Seu Lindo ja tocou o terror e SP a Campinas rsrsrs
Meu nome e Rogério Gueiros pois acabei de adquiri um passat ano 77 da mesma cor azul , irei começar a reforma do mesmo pois sua funilaria não esta muito boa , mais a mecânica esta 100% . estou atras de um painel original pois o meu esta muito ruim se tiver uma dica onde posso achar me mande um e-mal para rogeriio.fg@gmail.com ou hotmail.com . Obrigada a todos pois começarei a botar a mão na massa .
Olá Rogério. Participe do nosso fórum, assim o pessoal pode lhe ajudar.
boa noite hoje segunda feira dia 07/05/2013,ja faz algum tempo que sigo a restauraçao do passat do heitor,pois tenho um 1975 estou restaurando tambem e tenho algumas duvidas, se possivel gostaria de um contato direto do heitor para algumas dicas. meu imal castrojuniorricardo@gmail.com , no mais vou postar sequencias que forem feitas, fico aguardando obrigado.