O Cinema Estação Paissandu, ou simplesmente Cine Paissandu como era mais conhecido, foi inaugurado em dezembro de 1960 e era situado no bairro do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro. Não era uma sala de exibição comum, pois sua programação (controlada pela Companhia Cinematográfica Franco-Brasileira) contava especialmente com filmes que não eram exibidos no circuito comercial, sendo grande parte de origem francesa.
Durante os primeiros anos da ditadura no Brasil, o Cine Paissandu reuniu jovens que não apenas estavam interessados nos filmes, mas também se reunia para discutir a situação política do país, sendo conhecidos como “A Geração Paissandu”.
Assim como acontece há tempos com a esmagadora maioria dos cinemas de rua no Brasil, foi perdendo terreno para as modernas sala de exibição dos shoppings, com estacionamento e suas grande praças de alimentação, até fechar suas portas em 2008. Muito se fala que o Cine Paissandu irá reabrir neste ano.
Mas o que isso tudo tem a ver com o Passat? Nada, provavelmente. Mas basta olhar a foto…
Atualmente, o que é o local do cine?
Não tenho certeza, Heitor… Porque eu quase nunca passo por lá. Mas olhando a imagem pelo Google Street View (de 2010), o espaço ainda tem o nome do cinema (que depois virou “Estação Paissandu”), porém fechado: http://goo.gl/maps/SmDZ
Imagino que ainda esteja da mesma maneira…