Home / Passat do Leitor / Carro do Leitor #03 – Passat TS 1977

Carro do Leitor #03 – Passat TS 1977

O “Passat do Leitor” desta vez traz um TS bem especial, com um belo e interessante acessório de época.

Passat TS 1977

O carro pertence a Vinicius Formigoni, de Arujá-SP, passateiro conhecido também por possuir outras raridades na garagem. Este Passat TS 1977 foi adquirido em 2007 e possui um acessório raro atualmente: o teto solar de lona. Além disso, possui ar-condicionado de fábrica e uma alteração de época, provavelmente feito na própria concessionária, que equipou o TS com banco traseiro rebatível, como existe de série nos modelos com 3 portas. A história deste TS é tão interessante quanto o próprio carro. O próprio Formigoni conta pra gente:

“Procurando mais um Passat para minha aquisição pela internet, localizei esse TS para venda. Tinha um preço super convidativo, mas o anúncio dizia que o carro necessitava de reparos de funilaria e pintura. Não havia fotos. Então, marquei o telefone em um papel que ficou guardado na minha carteira durante uns 30 dias. Um certo dia resolvi ligar para aquele telefone… Quando a pessoa atenteu, era uma voz de um senhor, que já me parecia de idade.

Passat TS 1977

Aí começei com as famosas perguntas, como estava o carro, a estrutura, o que é que tinha que fazer de funilaria, etc, etc… O senhor me falava que não dava pra dar muitas explicações sobre o carro pelo telefone e que se eu tivesse mesmo vontade de ter um TS, que eu fosse olhar o carro pessoalmente.

Aquilo me deixou muito curioso. Na semana seguinte peguei meu carro e fui até o bairro de Interlagos (um tanto longe da minha casa) para poder olhar e ouvir as explicações que não poderiam ser por telefone.

Chegando lá, sou recebido por um senhor, aproximadamente 60 anos, muito simpático. Ele me convidou para entrar e podermos falar melhor sobre o carro. Entramos direto na garagem da casa,  para 2 carros. Em uma vaga havia uma S10 e a outra estava vazia, pois era a vaga do carro da esposa dele. Eu logo fui perguntando: e o carro não está aqui?

Ele me disse “Sim, o carro está aqui. Olhe para cima que você vai vê-lo.”

Quando eu olho para cima, lá estava o meu futuro TS pendurado. Isso mesmo: pendurado no telhado da garagem! O carro foi suspenso com uma talha e depois calçado com vigas de madeiras por baixo dele, entrando no madeiramento do telhado. Na hora não acreditei, fiquei com aquela cara de “não sei o que”. O senhor começou a rir de mim. Além do TS, havia também uma Variant 1971 ou 1972. Perguntei o motivo do carro estar lá.”

Passat TS 1977

E o ex-dono do carro explica:

“Esse carro, eu comprei 0km. Era uma paixão na época, todos os jovens queriam ter um carro deste. Eu fazia um grande sucesso. Conheci minha esposa com esse carro, viajamos muito com ele… Tive muitos momentos felizes com esse Passat. Quando eu ia para Campos de Jordão com ele, nossa, era como se fosse hoje com uma Mercedes, Porsche… Bom, os anos foram passando, o carro foi ficando velho, fui comprando outros carros. Mas eu tinha uma grande vontade de restaurá-lo e deixá-lo de recordação dos meus momentos felizes.

Comecei então a comprar peças para a minha futura restauração, acabei fazendo um grande estoque de peças. Aí se passaram mais alguns anos, tive que viajar para fora do país a trabalho. Esse foi o motivo de ter que ‘pendurá-lo no telhado’. Não havia lugar na garagem para deixar, então essa foi a opção que encontrei naquele momento. Tive que ficar alguns anos fora e quando voltei para o Brasil já estava bem mais velho, bem mais cansado… Bom, acabei ficando sem aquele pique de fazer a minha tão sonhada restauração e resolvi vendê-lo com todo o meu estoque de peças.”

E volta a contar o nosso amigo Formigoni:

“Aquela história foi me contagiando… Naquele momento não dava pra ver o carro muito bem, pois ele estava muito alto. Quando desci com ele para um porão o senhor começou a me mostrar as peças que ele tinha comprado naqueles anos todos, eu não acreditava. Era peça que não acabava mais. Era quase tudo peça original, tinha muita peça de lataria, muita peça de acabamento, peça de mecânica, tudo que é tipo de peça.”

Passat TS 1977

Nem preciso dizer que o TS foi comprado no mesmo dia e devidamente transportado de reboque para sua nova casa, não é mesmo? Parabéns ao Formigoni pela aquisição e restauração deste magnífico exemplar, preservando assim mais um pedaço da história deste carro que tanto admiramos!

Nesta época onde vivemos a mesmice dos carros prata e preto, está aí um carro prata que chama a atenção onde estiver.

Sobre Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Confira também

Passat Pick-up

Passat Pick-up 1976

As fotos a seguir foram enviadas pelo leitor Marcos Reis, após a publicação do post ...

9 comentários

  1. Esta história sensacional tem a segunda parte, pois o trabalho de restauração feito neste carro é espetacular, uma sugestão seria colocar o link do tópico na HP. Parabéns Formigoni.

  2. Belo carro!!!!

    Fiquei curioso como foi feito para descer o carro do teto…

  3. Que historia fantastica! E que matéria bacana!

    Show mesmo…

  4. Falo nada !!!

    Não é a toa que o carro é sensacional. Foi guardado e cuidado com amor e caiu na mão de uma das pessoas mais caprichosas em restaurações que eu conheço !!!

    Simplesmente sensacional a história.

    E para quem ainda não viu o carro ao vivo, é simplesmente de cair o buraco do traseiro !!!

    Abraços !!!

  5. Parabéns ao restaurador!
    O Passat é, disparado, o melhor carro que já tive! Foram 5: Dois TS 77, um LS 78, um GLS 83, e o único melhor que o TS, um Pointer 88.
    Hoje tenho o avô dele, um DKW Belcar 61.
    O Passat já nasceu bom, o DNA dele é ótimo!

  6. Que historia,para um apaixonado por Passat que nem eu é de cair o queixo,show o carro.Passei por historia parecida com um SP2 o qual me arrependo até hoje por não ter comprado.

  7. Mais uma das belas histórias dos amigos com seus Passats.

  8. Este carro é um espetáculo, acompanhei toda a história da restauração que foi feita com muito cuidado e carinho pelo dono. Não vejo a hora de vê-lo ao vivo.

  9. Vinicius Formigoni

    Pessoal,
    Muito obrigado pelos elogios…

    Esse Passat ficou muito bonito, acho que a cor ajudou muito no resultado final…
    Abraços a todos.

    Vinicius Formigoni

Deixe uma resposta