Passat Iraque? A foto abaixo foi retirada de um anúncio de um site de vendas no ano de 2006. Não se trata de uma versão nem de uma série especial. É apenas um criativo adesivo que foi feito para personalizá-lo.
O nome oficial dessa versão era Passat LSE e não vinha com qualquer identificação alusivo ao país do Oriente Médio, para onde as unidades eram destinadas até um breve período de interrupção do contrato com a Volkswagen, em meados de 1986, criando um excedente que foi vendido no mercado interno.

Mas o apelido pegou e foi difundido até pelos meios de comunicação, gerando em alguns consumidores a ideia de que o nome da versão de 4 portas daquela época era mesmo “Iraque”. E mais: ainda hoje muitos se confundem e chamam, de maneira equivocada, qualquer Passat de 4 portas, mesmo os mais antigos como os da versão 75~78, pelo mesmo apelido, sem ter a menor idéia do motivo.
Bem aceito no Brasil, não esquentava na concessionária. O então Passat Iraque possuía um interior bem acabado, 4 portas e o desejado ar-condicionado de série, item que era um opcional não muito frequente mesmo em modelos de maior valor. Além disso, algumas concessionárias ofereciam também a instalação do sistema de direção assistida, que nunca foi disponibilizada pela fábrica. Tudo isso por um valor pouco superior ao Passat LS com alguns opcionais. Com tantas qualidades, o Passat LSE “Iraque” chegou a ter fila de espera nas autorizadas.
A revista Quatro Rodas testou o modelo, em outubro de 1986, e mesmo com o antigo motor MD-270 e o câmbio de quatro marchas, aprovou a versão.
Quer saber mais sobre o Passat Iraque? Temos no nosso site uma matéria descrevendo a versão, com suas características externas, internas e mecânicas. É só clicar aqui e acessar.
Ainda é frequente nos encontros me perguntarem quando vou com o LEMÃO em algum encontro de antigos: “Esse é o iraque né?”
E para explicar que não? hehehe
Isso é f… Já vi até gente anunciando um 75 ou 76 quatro portas como sendo Iraque.
E viva os 4 portas !!!!!
A exportação não foi interrompida apenas o seu volume diminuiu. Como forma de manter a linha de montagem aberta a volks lançou o excedente no mercado brasileiro
Foi interrompida por um curto período de tempo, Simas! Conforme a própria QR divulgou na época. Depois voltou a se normalizar (e nós ficamos sem nosso LSE no mercado interno).