Passat LS 5 portas e outras histórias

Nosso amigo e colaborador Cláudio P. Pessoa revirou o álbum de família e encontrou esta bela imagem do começo dos anos 1980, onde foi retratado ao lado dos carros da família.

user posted image

Trata-se de um VW Brasilia 1979 verde Indaiá e um Passat LS 5 portas. Esse modelo de carroceria não foi disponibilizado no mercado interno, ficando restrito à frota da fábrica.

Esses carros eram vendidos posteriormente aos funcionários no pátio de usados que ficava fora da fábrica, num local alugado no bairro Demarchi, segundo relatos do Cláudio.

Nos anos 80 um dos meus baratos era ir com meu Pai sábado de manhã no pátio de usados da VW. Isso quando ele estava pretendendo trocar de carro, é claro. Mas houve algumas vezes que fomos por curiosidade mesmo. Era legal ver aqueles carros bem de perto. Muitas vezes era viagem perdida, não tinha nada legal. Apenas muitas Kombis, Gols furgão e carros mais operacionais. Mas em outras vezes, tudo de bom, Santana, Gol GT, Passat (muitos LSE Iraque) e outros. E comprar esses carros não era fácil, não pelo preço, mas pelo grande interesse que despertavam. Tanto que a VW tinha um sistema com critérios para “eleger” quem podia comprar um desses ou não. O mais simples era o tempo que já havia feito outro negocio. Quanto mais recente menos qualificado a comprar outro. Mas tinha outros critérios também.

Esse pátio não ficava dentro dos limites da fábrica da Anchieta, mas sim numa área alugada no Bairro Demarchi, próximo a fábrica. Como bem relatado no post do blog (imagino que com informações do Marcelo), de vez em quando apareciam disponíveis para venda umas coisas que não eram exatamente de linha normal para o público. Os dois Passat’s  5 portas que tivemos (78 e 80) foram bons exemplos disso. Alguns Passat LSE “Iraque” da geração 83/84 também.”

Entre os carros que ele encontrou nesse pátio, havia um VW Fusca dourado, num tom bem forte e até cafona. Até aí, tudo bem, poderia ser algum protótipo ou algo do gênero. Mas não. Era o carro usado pela Rede Globo para filmar o seriado “As aventuras de Mário Fofoca”.

O Fusca usado pelo personagem. Ao fundo, um Passat.

O personagem, um peculiar detetive interpretado pelo ator Luís Gustavo no ano de 1983, dirigia um Fusca dourado com um interessante teto de lona. Cláudio relata ainda que “o Fusca foi personalizado na própria VW e era cheio de traquitanas, entre elas um teclado de telefone no centro do volante e um dos puxadores de porta era o próprio fone.

Que fim teria levado esse Fusca?

Sobre Artur.Y

Confira também

Passat TS 76 - Eduardo Clemente

Fotos de época: Passat TS 76

A publicação de hoje é sobre uma versão que é uma das mais desejadas entre ...

7 comentários

  1. Cara… Quanta coisa legal e curiosa aparece aqui, com a desculpa de falar de Passat! Show… 🙂

  2. Show de bola!!!

    HP do Passat também é cultura!

  3. Muito legal a história, não sabia deste pátio, saberia o quê tem lá atualmente?

  4. Amigos, foi um grata surpresa ver este post hoje. Obrigado pela oportunidade! É um prazer participar desse belo projeto que é Blog da HP. Abraços!

    • Olá Cláudio!

      Sei que passou bastante tempo desde o e-mail que você nos mandou com o seu relato, mas a foto que você postou no fórum foi o ensejo para publicar parte da história.

      Ainda tem mais duas partes dela para pesquisar e transformar em postagem. São muito interessantes e espero que seja possível encontrar os carros que você viu pessoalmente.

      Muito obrigado pela contribuição, enriquecendo nosso fórum e o blog.

      Abraço!

Deixe uma resposta