Fotos de lançamento do Passat nacional, 1974

Lançado no mês de junho de 1974, o Passat foi sem dúvida uma revolução na VW e no mercado de carros médios. Além das inovações, trazia uma quebra de paradigma na própria empresa, um grito de independência do motor arrefecido a ar.

Curiosa a opção da revista Quatro Rodas na edição de julho de 1974, ao colocar dois exemplares de Passat, um LS e outro L, nas cores verde e amarelo.

user posted image
Crédito: acervo digital Quatro Rodas, Saymon Machado
user posted image
Crédito: acervo digital Quatro Rodas, Saymon Machado

O foco da VW era atacar o Ford Corcel, modelo que era o queridinho da classe média e que contava com mecânica confiável. Nem bem o Passat chegou e a Ford respondia com a linha 1975 antes da metade do ano de 1974, dividindo a capa da revista.

Concorrentes diretos, os dois modelos dividiam o coração do pai de família, bem como as mulheres que buscavam um carro prático e os jovens que sonhavam com um Corcel GT e mudaram de ideia após a apresentação da versão TS, logo no início de 1976.

O trunfo da Ford sempre foi a Belina, que acabava concorrendo com a ultrapassada Variant, sendo que o Passat passou a oferecer a versão de 3 portas em 1976.

Aos poucos a VW foi adaptando o Passat ao gosto brasileiro e o brasileiro foi se acostumando com a nova proposta do modelo prerante seus pares made in Brazil.

Crédito: Marcelo Nadólskis
Crédito: Marcelo Nadólskis
Crédito: Marcelo Nadólskis
Crédito: Marcelo Nadólskis
Crédito: Marcelo Nadólskis

Para finalizar, ao ver esse vídeo vem à mente o relato do amigo Sérgio Girão, quando viu pela primeira vez essa propaganda passando na televisão. No meio da sala, entre os familiares, soltou um sonoro “Que PUT* carro!!!!” Não demorou muito e veio o corretivo paterno.

 

Sobre Artur.Y

Confira também

São Leopoldo, 1974 - Lançamento do Passat

Lançamento do Passat em São Leopoldo – RS, 1974

E que ótimas imagens o amigo e leitor Rodrigo Abreu publicou no grupo da Home-Page ...

5 comentários

  1. Lindas fotos desse carro que revolucionou o mercado brasileiro e já nasceu clássico !!
    Parabéns ao pessoal da HP do Passat e um muito obrigado em especial ao Marcelo Nadólskis, que é um veterano apaixonado pelo modelo, e profundo conhecedor da história do carro !

  2. Lindas fotos, ainda mais com um carro lindo ajudando, hehehhh.
    Estas fotos são do tempo em que não faltavam cores para se escolher, ao contrário de hoje em dia com o tédio das variações entre o prata e o preto.
    Repararam que na grade do vermelho falta uma presilha da grade do lado esquerdo da foto? Perderam ou esqueceram? 🙂

  3. Ainda não tinha visto essa propaganda. Espetacular! Sem dúvida um dos lançamentos mais importantes de nossa indústria. Não por acaso o Bob Sharp considero o Passat o melhor carro nacional de todos os tempos.

  4. Esse carro da Volkswagen,que recentemente foi o primeiro carro brasileiro da VW a ter motor dianteiro refrigerado com água e tração dianteira,é realmente inesquecivel,não dá pra esquecer mesmo e depois que tive a revista Classic show com a matéria completa do Passat TS,que é uma versão esportiva do Passat,começou logo e me vir na cabeça,pode ser que tenha logo em qualquer edição da revista Classic show os primeiros Passats brasileiros produzidos pela VW desde 1974 até os ultimos provavelmente,é uma coisa que penso,que imagino e o que tenho sempre dentro de mim,o Passat é maravilhoso,agradou muita gente desde o lançamento há 39 anos atrás,quase 40 anos já que fará ainda em 2014,foi feito tambem como um carro médio da VW,que concorreu com o Corcel,que tambem era carro médio,mas da marca Ford e que concorreu com Dodge 1800,que foi tambem um carro médio da Chrysler do Brasil,é realmente muito emocionante mesmo.

Deixe uma resposta