Todos que gostam de automóveis deviam ficar ansiosos na época do colégio, para saber se os livros escolares abordariam a fase da revolução industrial e a era moderna. O motivo? Carros!
Lembro-me de devorar alguns livros de história do Brasil atrás de imagens de carros e fábricas nacionais, para entender um pouco da nossa história automotiva. Sem dúvida, uma das imagens mais conhecidas e impressas nos livros escolares é a do Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira desfilando em um VW Sedan conversível na fábrica da VW, no final dos anos 1950.
Não por acaso, o presidente é citado no post de hoje, pois foi reconhecido como incentivador das indústrias de bens de consumo duráveis. Era uma nova fase industrial no Brasil, após as indústrias de base da era Vargas.
A fábrica da Mercedes Benz é exemplo dessa fase, que assim como na VW, contou com a presença do presidente JK, como é contado aqui pelo competente Guilherme da Costa Gomes, cujo blog Antigos Verde Amarelo é referência na história do automóvel no Brasil.
As fotos a seguir foram enviadas pelo nosso amigo João Adamo, que por sua vez conseguiu com um paciente, que sabia do seu interesse por carros antigos e história.
Elas retratam a evolução da fábrica da Mercedes Benz no Brasil, com uma curiosa imagem bucólica, de quando era apenas uma casinha de madeira com uma placa.
Outras fotos que vieram no e-mail estão no blog Antigos Verde Amarelo, e podem ser vistas com mais informações aqui e aqui.
“Cadê o Passat?” rsrsrs…
hahaha
Está na garagem.
Está passando na Anchieta, é o terceiro carro da direita para a esquerda na pista marginal em direção a São Paulo. 🙂
hehehhhh
Hehehe!!!
Mais que fotos, são documentos históricos. Muito bom ver essa imagens, sobretudo pra quem (como eu) passa com frequência pela Via Anchieta, despertando ainda mais a imaginação.
trabalhei 35 anos na mercedes de 1958 a 1995 Hoje tenho 75 anos .aposentafo Cinto muita saudades quando vejo esta fotos espetaculares .
Parabéns Affonso, você ajudou a construir a história deste país, pois os caminhões e ônibus da mercedes fizeram este país crescer.
Puxa, que legal Sr. Affonso, pode ter conhecido meu pai até. Ele trabalhou lá de 1968 até 1983.