Home / História / São Bernardo do Campo: Fábrica da Mercedes Benz

São Bernardo do Campo: Fábrica da Mercedes Benz

Todos que gostam de automóveis deviam ficar ansiosos na época do colégio, para saber se os livros escolares abordariam a fase da revolução industrial e a era moderna. O motivo? Carros!

Lembro-me de devorar alguns livros de história do Brasil atrás de imagens de carros e fábricas nacionais, para entender um pouco da nossa história automotiva. Sem dúvida, uma das imagens mais conhecidas e impressas nos livros escolares é a do Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira desfilando em um VW Sedan conversível na fábrica da VW, no final dos anos 1950.

Inauguração da fábrica da Volkswagen no Brasil, na cidade de São Bernardo do Campo, 1959.
Fonte: Uol.com.br

Não por acaso, o presidente é citado no post de hoje, pois foi reconhecido como  incentivador das indústrias de bens de consumo duráveis. Era uma nova fase industrial no Brasil, após as indústrias de base da era Vargas.

A fábrica da Mercedes Benz é exemplo dessa fase, que assim como na VW, contou com a presença do presidente JK, como é contado aqui pelo competente Guilherme da Costa Gomes, cujo blog Antigos Verde Amarelo é referência na história do automóvel no Brasil.

As fotos a seguir foram enviadas pelo nosso amigo João Adamo, que por sua vez conseguiu com um paciente, que sabia do seu interesse por carros antigos e história.

Elas retratam a evolução da fábrica da Mercedes Benz no Brasil, com uma curiosa imagem bucólica, de quando era apenas uma casinha de madeira com uma placa.

A unidade em 1956, ano de sua inauguração.
1960
1970
1974
1976
1980

1992

Outras fotos que vieram no e-mail estão no blog Antigos Verde Amarelo, e podem ser vistas com mais informações aqui e aqui.

Sobre Artur.Y

Confira também

São Leopoldo, 1974 - Lançamento do Passat

Lançamento do Passat em São Leopoldo – RS, 1974

E que ótimas imagens o amigo e leitor Rodrigo Abreu publicou no grupo da Home-Page ...

8 comentários

  1. “Cadê o Passat?” rsrsrs…

  2. Mais que fotos, são documentos históricos. Muito bom ver essa imagens, sobretudo pra quem (como eu) passa com frequência pela Via Anchieta, despertando ainda mais a imaginação.

  3. trabalhei 35 anos na mercedes de 1958 a 1995 Hoje tenho 75 anos .aposentafo Cinto muita saudades quando vejo esta fotos espetaculares .

Deixe uma resposta