Há uma semana o Denatran finalizou a semana do trânsito, assim como todos os Detrans pelo país. O tema deste ano era sobre a velocidade e nos comprometemos a abordar o tema no blog, sem o discurso clichê dos órgãos de trânsito, que não atingem quem realmente gosta de velocidade.
Como o título sugere, vamos abordar justamente os Passat de motor forte e o sentimento dos seus donos (e dos futuros também). E ninguém melhor para falar disso, do que quem vivencia esse mundo há mais de 25 anos.
Convidamos nosso amigo Ronnie Oyama, cujo carro já foi retratado pelo Rafael Brünner e veio parar no nosso blog, porém já era referência em Passat personalizado e preparado. Não bastante, tivemos até vídeo do carro no dinamômetro.
Desta vez, vamos mostrar fotos do motor e interna, acompanhados do texto que o Ronnie escreveu atendendo nosso pedido, para dizer como é sua visão de um carro preparado.
Eu gosto é de motor forte!!!
“Quem aqui nunca na vida acelerou acima do limite de velocidade de uma via?!?
Afinal de contas, o Passat sempre foi famoso por ser rápido de fábrica. Playboys da época aceleravam contra Opalas 6 cilindros, Dodges R/T e até Mavericks V8! Foi famoso o Passat TS com carburador alemão, ou posteriormente os famosos motores AP, trazendo a fama para os Passats junto aos jovens até os dias de hoje.
Muitos daqui já sabem que sou mais um amante dos Passats com motor “fuçado”, desde aquele aspiradinho com cento e poucos cavalos até os bólidos turbo comprimidos com mais de 800 cavalos!!! E pra se ter uma noção do que isto representa, os carros de F1 de hoje tem mais ou menos esta potência.
Mas como já dizia um famoso comercial de TV: “Potência não é nada sem controle…” De nada adianta ter seu Passat turbinado, aspirado ou seja lá o que de “trocentos cavalos”, se não tiver FREIOS, amortecedores, molas e pneus adequados para a nova potência do carro.
Sei que muitos vão dizer que este é um discurso já cansado de ser ouvido, porém num mundo atual onde a “moda” é sair por aí se vangloriando e dizendo quantos cavalos tem no motor do seu carro, pare para refletir se ele está realmente preparado para toda esta potência.
Sempre que alguém pergunta quanto que meu Passat vira de velocidade final eu respondo que não sei – nunca acelerei pra saber quanto ele alcança. Sei que tem quase 200 cavalos aspirado, freios Powerbrakes, amortecedores Koni e molas reforçadas!
E como disse no começo do texto, ser amante dos motores bravos não quer dizer que “preciso” andar com o pé na tábua toda vez que saio pra dar uma voltinha de Passat.
Não estou aqui pra condenar quem tem carro mexido, porém ando reparando que tem muito Passat bom que está se “desintegrando” pelo excesso de motor e falta de atenção com todo o resto do carro.
Espero que este texto faça alguns refletirem se seus projetos estão de acordo com a proposta e se “realmente” gostam dos Passats com motores bravos ou querem apenas continuar fazendo propaganda dos “trocentos cavalos” que tem no motor.
Abraço e dirijam com responsabilidade.
Ronnie Oyama.”
Ótimo post!
Digamos que existi muito disso ai, e é bem pensamento de “moleque” querer ver só potencia e esquecer de todo o resto..
Quando eu tiver condições de refazer todo o meu TS vai ter que ser de primeira, freio, susp e o resto todo…mas ainda vai demorar um pouco pra chegar esse dia..kkkk’
sobre o que ele mencionou do TS nos anos 80, enquanto arranjar peças vou manter o famoso solex alemão no lugar…só trocaria um por um par de weber deitada mesmo…ai não teria como resistir..
Grande Ronnie, assim como você, mas que fã de motores, sou aficcionado por CARROS PREPARADOS (que vai muito além de motor). Sabias palavras meu amigo !!
Seu passat é lindo e muito forte !!
Grande abraço !!
Excelente texto Ronnie e como não posso deixar passar, que belíssimo passat!!
Abrs!!
Ronnie perfeita colocação! Parabéns pelo texto…pelo carro não, esse nem precisa mais! 😛
Obrigado Artur por publicar um texto tão importante para nós amantes de Passats com motores preparados!!!Valeu!!!
Imagine, obrigado a você, Ronnie!
Faz toda diferença você dizer o que tem que ser feito num carro preparado. Obrigado pelo texto e pela dedicação em fazê-lo nesses dias corridos.
Grande abraço e esteja à vontade para escrever sobre o tema.
Excelente texto, parabéns ao Ronnie e ao Arthur pelo excelente post.
Obrigado Passa, o mérito é todo do Ronnie!
Abraços!
Eu resumiria este carro da seguinte forma: perfeito equilíbrio entre técnica e estética. Lindo de se ver e, não é difícil imaginar, delicioso de guiar.
Aonde voc comprou essas rodas 17 estilo gol GT ? são muito lindas e o seu carro também