Após um tempo sem novos textos, voltamos com uma edição especial de “Passat do leitor”. Nosso amigo e valente moderador do fórum, Renato Gualda, conta sua história com o raro e original Passat TS 1980/81, cujo motor de 1500 cm³ é abastecido com etanol.
“Vou contar um pouco da história do passat na minha vida.
Sou de São Paulo Capital e tenho um Passat TS 1980, modelo 81, branco, movido a álcool.
Este carro tem um fator interessante e raro, alguns contestaram, outros duvidaram, mas meu carro tem motor 1.5!
Pois é! Sempre ouvi falar, e eu também acreditava, que todos os TS eram 1.6, mas eu estava enganado. Os primeiros TS movidos a álcool tinham motor 1.5!
Há até uma matéria da revista Quatro Rodas, que você encontra aqui mesmo na HP, que me ajuda a confirmar o mito!
Assim foram produzidos poucos e uma dessas raridades me achou!
Em 2006 eu estava com uma idéia fixa na cabeça:
Queria comprar um carro antigo, um carro de curtição, e o Passat era minha primeira opção. Na minha família eu, meu pai e meus tios todos tivemos Passats, então quando decidi ter um carro antigo, tinha de ser um Passat!
Em um dia comum de trabalho, andando pelo Bairro de Higienópolis, aqui mesmo em São Paulo, vi esse carro com placa de venda. Eu trabalho como representante comercial e carrego uma pasta um tanto quanto pesada. Nesse dia corri com mala e tudo atrás dele mas, é claro, não consegui chegar nem perto, porque o danado anda bem!!!
Passei o resto do dia pensando “putz! perdi o carro! não vou achar mais, alguém vai comprá-lo antes de mim” e coisas assim.
Mas no dia seguinte… surpresa!
Ao parar em um farol com meu carro, eis que ele passa bem na minha frente! Com aquele jeito de “olha eu aqui!”.
Aí não teve jeito, mudei meu caminho e saí seguindo o tiozinho dono do carro! Buzinei, fiz gestos, gritei, até ele entender que eu queria aquele carro pra mim!
Quando o tiozinho parou, quanta felicidade! Fechamos o negócio no mesmo dia!
A princípio meu objetivo com o TS era o de rebaixa-lo, colocar rodas esportivas e um motor mais forte mas… assim que eu peguei o carro e comecei a analisar… ele estava em perfeito estado de conservação, com muitos itens originais, dificil de achar tão inteiro por aí… não teve jeito! Mudei os planos e parti para um projeto de originalidade!
Desde então fiz algumas alterações, fui atrás de itens faltantes, retirei insulfilm, coloquei rodas originais, retirei as faixas vermelhas típicas do Passat Flash (mas não do TS 1980!) e, é claro, funilaria e pintura nos pontos de ferrugem!
Hoje, passados quase 6 anos da aquisição do TS, depois de muitas viagens e encontros de antigos, os colegas me deram força pra partir para uma placa preta.
No fundo eu tinha medo que não passasse… sei lá! Mas com o apoio da família e dos amigos, principalmente do Edison e do André Grigorevski que me apresentaram ao Irineu do Puma Clube de São Paulo, tomei coragem e fui pra batalha!
E o “garoto passou de ano”! Com toda a honra e toda glória hoje ostenta suas placas pretas!
Acredito que esta é uma grande conquista e um incentivo ainda maior para que eu continue a cuidar do TS e, junto dos amigos amantes do Passat, continue a preservar a história desse carro que além de ser um ícone da indústria automobilística, é antes de tudo um membro da minha família!”
Parabéns ao Renato pela história com esse carro e pela recente obtenção de Placa Preta, fruto de muita dedicação e empenho para conservar o carro como nos primeiros dias dele nas ruas.
Lindo carro! Embora tenha um LSE 86 e seja um admirador de todas as safras do Passat nacional (Passat é Passat! hehe) faço sempre questão de dizer que tenho especial carinho pela geração de 79 a 82. E este é um belíssimo exemplar. Parabéns, Renato!
Obrigado Claudio. Abraços.
Parabéns Renato, pelo carro e pela mais que merecida PP.
Obrigado João. Abraços.
Parabens ao nosso amigo Renato… Mais do que merecido. Abraços
Valeu Formigoni. Seus carros e o seu cuidado com eles sempre foram referência e exemplo para mim. Abraços.
Renato, você merece! Parabéns e aproveite o Passat.
Valeu Heitor !!! Estamos juntos. Logo, logo o Zulinho estara com suas placas pretas também !!!!
Parabens! Renato! Belo Passat!
Obrigado Cristiano.
Lindo carro, parabéns. Eu também tenho um TS 81, que era original a alcool, no documento consta a potência de 78 cv, motor 1.5. O carro foi restaurado e está passando pelos últimos acertos, estou trabalhando para a estréia dele antes do natal. Sou de Gravataí, RS, e também tenho um LS 78 bege jangada. Abraço!
Valeu Rodrigo. Obrigado !!! Abraços.
Este é merecedor de todos os elogios possíveis, parabéns para vc meu amigo Renato..
Obrigado meu amigo Edivaldo. Com os Passats que você tem na garagem receber esse elogio seu é um grande incentivo para mim seguir com o trabalho no TS. Abraços.
Parabéns Renato, este carro é um sucesso por onde passa e tenho certeza que essas PP só vieram para deixá-lo mais charmoso!!
Valeu Cello. Obrigado. Tenho certeza que muito em breve o LS estará seguindo o mesmo caminho com suas placas pretas. Abraços.
Amigos, boa tarde. Comprei um Passat TS 1980, branco, identico ao da foto. Ele esta com 90 mil km originais, todos os emblemas, volante etc… Precisava apenas de um dono e agora encontrou. Gostaria de sanar algumas dúvidas, pois a idéia é deixa-lo com a placa preta. Bom vamos lá, as lanternas corretas são bicolores ou tricolores ? O emblema é vermelho por dentro, mas a parte vermelha é refletiva ?
Olá, Alexandre!
Sendo 1980, as lanternas são bicolores. Quanto ao emblema, tenho 95% de certeza de que a parte vermelha é reflexiva sim, como era no Surf e 4M. Mas como não tenho um emblema do TS a mão por aqui, prefiro esperar que alguém confirme a informação.