Home / Fotos / Fotos de época: Dacon 180D 1981

Fotos de época: Dacon 180D 1981

E vejam mais um belíssimo registro que o Marcelo Nadólskis, autoridade absoluta em Passat (e em Dacon), nos traz!

Um Passat Dacon 180D, modelo 1981, com diversas características que o tornam ainda mais exclusivo do que um 180D “convencional”. Pra começar, a cor Salmon oferecida pela Dacon. A empresa disponibilizava aos clientes uma série de cores diferentes das oferecidas pela VW. Elas eram inspiradas na palheta de cores da Porsche, o que é o caso da usada neste exemplar. Os espelhos retrovisores eram do Porsche 914.

As rodas de aro 15″ eram equipadas com pneus Maggion e as polainas inspiraram a Norfol. Notaram que elas e a lâmina dos pára-choques também eram pintados na cor da carroceria? Os frisos eram pretos, uma característica comum aos Dacon, e nas colunas C, o emblema 180D. Pra finalizar a parte externa, a frente de 4 faróis redondos. É interessante perceber no fundo da primeira foto a presença de um Mercedes-Benz.

Passat Dacon 180D 1981Passat Dacon 180D 1981No interior, além das modificações nos bancos e forrações de porta tradicionais Dacon (reparem também nas bolsas laterais), este 180D era equipado com console Zune e volante de Porsche 914. O toca-fitas era um Marantz Car 427. Pelo conjunto da obra, este talvez seja o Passat Dacon mais bonito que já tive a oportunidade de ver e embelezava as ruas de São Paulo nos anos 80.

Passat Dacon 180D 1981Passat Dacon 180D 1981Passat Dacon 180D 1981

Este Passat era de propriedade do Sérgio Ruas Camilo, tio do piloto da Stock Thiago Camilo. Um Passat TS 1981 álcool 0km foi usado para fazer a transformação. O paradeiro atual deste exemplar infelizmente é ignorado, mas para a alegria dos passateiros de plantão um Dacon 180D será restaurado inspirado neste exemplar.

Sobre Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Confira também

Aeroporto dos Guararapes

Aeroporto dos Guararapes

O post de hoje é um registro do Aeroporto dos Guararapes, em Recife. A imagem ...

3 comentários

  1. Um detalhe que sempre me impressionou nos Dacon é como o acabamento do Passat era aprimorado. É um belo exemplar e saber que um está sendo restaurado nesses moldes já aguça minha curiosidade (hehe). Lembro que próximo a casa dos meus pais de vez em quando aparecia um Passat com esses mesmo detalhes. Era um azul perolizado bem chamativo e com um detalhe especial: a parte de trás da capota era conversível de lona e quando aberta só descobria o banco traseiro. Não sei se se era Dacon, Sulan ou outro, mas era muito bonito e tão bem feito quanto.

  2. Lindo carro e linda côr.

    Nos carros da Audi desta época havia uma côr bem parecida com esta.

  3. A Sulan fez alguns modelos da linha Voyage e passat com a lona , os targa.Mas também existiam outros locais, oficinas , que faziam este trabalho em fibra , mas seus donos os identificavam como sendo da Dacon ou Sulan para status…carros feitos sem a mesma qualidade técnica .

Deixe uma resposta