Home / Passat na Rua / Passat na rua: Laranja

Passat na rua: Laranja

Andar pela cidade de carro não é tão produtivo para o blog quanto andar à pé. Sem a necessidade de concentração nos comandos, pode-se pensar em outras coisas, como em alguns assuntos que poderiam ser interessantes.

Então surge um carro que se destaca no cenário preto, prata e branco: Um Passat Laranja. Basta atravessar a rua e bater fotos discretamente.

WP_000160Esse modelo, certamente fabricado após 1985, era vendido em uma cor que não estava disponível no catálogo da fábrica. Ao lado do laranja, existia uma intrigante cor amarela, um amarelo Java. Não por acaso, são as mesmas cores usadas pela frota de táxi das cidades de Curitiba e Rio de Janeiro, respectivamente.

O modelo da foto, seria um Special?

Passat SpecialWP_000161Não por acaso, há muitos anos esses carros são vistos nas ruas de Londrina. São poucos os carros que vem de Curitiba, sendo mais comum carros de São Paulo migragem para o norte do Paraná.

Assim, os únicos carros na cor laranja dos anos 1980 vistos nas ruas da cidade são os Passat de duas portas. Geralmente são vistos com molduras dos faróis com cromados, frisos largos e emblema Village. Infelizmente são itens que podem ter sido instalados por seus proprietários após alguns anos de uso, sendo plausível que sejam mesmo da versão Special.

Este abaixo foi flagrado pelo Street View.

passat laranjaExiste uma grande probabilidade de que esses carros de cor laranja nunca tenho sido utilizados como táxi. Outros modelos semelhantes são encontrados pelo interior do Paraná, em sua maioria em bom estado de conservação.

Até um tempo atrás um amigo de Cornélio Procópio, que participava do fórum, era proprietário de um Passat laranja. A foto abaixo demonstra que o carro nasceu laranja.

jataizinho2010 083

jataizinho2010 084

Na Galeria 22 do nosso site, há um modelo nessa cor, no caso um Special 1986.

Um caso curioso na história do Passat, pintado numa cor que era incomum nos carros fabricados nos anos 1980. E mais interessante é que atualmente alguns carros da marca são oferecidos num tom bem próximo desse laranja, salvo engano no CrossFox e até um tempo atrás na Saveiro Cross.

Andar à pé faz bem à saúde, à mente e ajuda a trazer algumas histórias para o Blog.

Sobre Artur.Y

Confira também

Passat Flash na estrada

Passat Flash na estrada!

E o flagra de hoje é quase em tempo real… O meu amigo Pedro Ruta ...

10 comentários

  1. Que filé esse Passat heim?! Olha o alinhamento!

    Eu acho que estes carros eram pintados na fábrica, idem ao GTS Pointer Amarelo Java de um menino do Rio no fórum. Ele começou a desmontar o carro e ir enviando fotos…o carro é pintado de fábrica com certeza absoluta. Acho que se aplica aos laranjas…eram carros comprados em lote.

    • Exatamente, Heitor. Meu pai já comentou algumas vezes sobre essas encomendas em cores fora do catálogo. Frotas de empresas, concessionarias de energia, autarquias e órgãos governamentais eram os clientes mais comuns para essas situações. No caso dos taxis com pinturas padronizados em cores bem específicas como Curitiba e Rio, o pessoal da área comercial da VW e das outras montadoras deve ter atentado a essa demanda. Curiosa a possibilidade de que alguns poucos não foram pra praça. Será que esses poucos encalharam na loja e foram vendidos para uso particular? Pode até ter ocorrido por algum erro estratégico como, por exemplo, a VW os ter oferecido com duas portas, sendo que nessa época acredito que os taxistas já preferiram os 4 portas. Mais isso é puro “achismo” meu (hehe).

  2. Tem um aqui em Lins, temei com ele que não era original, ele disse que o carro foicomprado zero e depois passou para o tio dele,e depois p/ ele. não está muito bonito, ms não está dos piores.

  3. Tirei fotos dele, não estou localizando, mais fica aqui em uma Fazenda proximo da cidade. Puts eu ia perguntar se realmente saiu Passat Village laranja.

  4. Eu acho que na verdade estes carros eram 100% destinados a frota de taxi, mas com o passar do tempo foram vendidos e cairam na mão de particulares mesmo…

  5. Ei André, tu sabe me dizer se tem como identificar a cor original com a fábrica pelo número do chassi? o meu é um 86 e o comprei na cor vermelho fênix, sendo que internamente o fundo é laranja e onde apareceram uns descascados mais profundos na tinta ocorre a mesma coisa. Logo, a vontade de o tornar laranja é´grande muitas vezes… heheheh… pode me ajudar? agradecido!

  6. Tenho um laranjão desses e no mesmo é evidente que a cor dele é original, porém sou curioso sobre a origem da cor (taxi, série especial, encomenda fora do catálogo etc…) enfim o carro é bonito e muitos me perguntam sobre a cor e não sei o que responder.

  7. Eu tenho um laranja desse jeito um village 86 laranja no doc e no manual foi comprado Zero em uma agência de SP na Lapa sou o segundo dono.

Deixe uma resposta