Home / Geral / Revista Quatro Rodas: 10 carros nacionais que marcaram nossa história

Revista Quatro Rodas: 10 carros nacionais que marcaram nossa história

A revista Quatro Rodas publicou na edição de setembro de 2005 uma matéria especial sobre a indústrica automobilística brasileira. Entre as muitas reportagens, uma sobre os 20 carros que marcaram a nossa história, em duas listas distintas, uma de carros importados e outra dos nacionais.

20 carros 01 Sem surpresa, o VW sedan ficou em primeiro lugar, seguido do VW Gol. Esses dois modelos, além de campeões de vendas e com lugar reservado no coração dos brasileiros, era visto pela sua fabricante como a base para os demais modelos, gerando derivados.

20 carros 02Duas surpresas ocupavam o terceiro e quarto lugar, para desespero de quem é fanático por Opala. Uno e Passat ocupavam 3º e 4º lugares, respectivamente. O Uno mudou a cara da Fiat, formou uma família, foi o pioneiro do carro 1.0 moderno e ganhou as ruas do país da garagem das famílias ao pátio das empresas.

20 carros 03E o Passat surgiu no 4º lugar, uma grata surpresa pelo reconhecimento. Os méritos do carro os leitores já sabem, assim como sua história. Então vamos ao texto que justificava a escolha, com um pequeno erro na data de encerramento de produção, que poderia ser facilmente evitado com uma revisão e uma pequena pesquisa.

20 carros 04Concorde ou não com a lista, quem gosta de Passat deve ter se sentido honrado por terem lembrado do carro, numa lista tão limitada entre tantos carros que marcaram a vida dos brasileiros.

Sobre Artur.Y

Confira também

Car Dealer Simulator

Car Dealer Simulator: Passat no celular

Está aí um tipo de assunto que eu não me recordo de termos publicado alguma ...

5 comentários

  1. Motivo de orgulho, mas pra mim o passat ficacaria mesmo em primeiro…..rs

  2. Previsível, essa lista. Não tinha tanto carro assim fabricado no Brasil. Surpresa ia ser não botarem o fusca em primeiro lugar…

  3. Muito interessante. Não tinha conhecimento dessa matéria da 4R. Realmente a posição do Fusca é a esperada. Sob critérios mais específicos e muito coerentes lembro que o grande jornalista Bob Sharp coloca o Passat no topo da lista, no que eu concordo (hehe), mas o legal aqui é ver que, ainda que não em primeiro, sob outras “óticas” o Passat fica também em posição de destaque. Um motivo de orgulho pra nós. 🙂

  4. Eu colocaria o Passat em segundo e o Gol em terceiro.
    Tiraria o Puma e colocaria o Corcel entre os 10.

  5. Com certeza é motivo de orgulho, p/ quem tem um Passat. Gostei do Passat da ´matéria parecido com o meu (rsrsrrs).

Deixe uma resposta