Home / Internet / Genius!

Genius!

Meme. As modas e ondas da internet tem uma característica interessante, pois duram pouquíssimo tempo, tanto tempo quanto um celular se mantém atual perante os demais. Os memes podem ser assim classificados, uma moda que surge e se mantém por um curto período.

Para quem não conhece e necessita de uma definicação, memes são modinhas de internet, reproduzidas pelos seus usuários e compartiladas à exaustão, que pode chegar rapidamente a um grande número de pessoas. Pode ser uma atividade, pode ser uma imagem ou um personagem, por fim, qualquer ação sem muita utilidade.

Até orgãos sérios (e sisudos), como o STJ (Superior Tribunal de Justiça), entram na onda. Recentemente o Tribunal fez uso de memes para tentar atingir o público jovem, mas errou ao fazê-lo de forma divertida, porém com o formalismo jurídico de suas decisões. Daí o papel do meme foi pelo caminho errado, pois as informações não eram absorvidas por quem a acessava, apenas àqueles que dominam as letras jurídicas.

Entre os memes mais recentes temos um que publica situações que demonstram que a pessoa conseguiu fazer algo improvável, da forma mais difícil e que poderia ser facilmente resolvido usando a inteligência.

Para demonstrar esse meme, basta uma imagem:

305063_549495768402250_1947561747_n
Ilustração: Saymon Machado

O papel das redes sociais é essencial para a divulgação de ideias e ideiais. Não por acaso a Home Page do Passat vai além do site, com o fórum, o Twitter, a página e o grupo no Facebook. É uma nova forma de comunicação, que se renova a cada dia, hora, minuto.

Tudo é muito rápido, talvez pouco eficaz e pouco do que se produz por esse meio será realmente útil ou lembrado no futuro. Mas tão importante quanto conhecer essa linguagem atual é fazê-la funcionar.

Desafio, pois conciliar diversão com informação é tarefa difícil, problema que deve ter uma solução fácil em algum lugar, mas como sempre faremos do jeito mais difícil. Genius!

Sobre Artur.Y

Confira também

Ano XX

Mais um ano se inicia e além das já conhecidas promessas e planos que costumamos ...

Um comentário

  1. De fato a internet é uma ferramenta de comunicação das mais importantes. Talvez hoje sua maior vocação, pois com tantas formas de fazê-lo há quem até já tenha aposentado algumas delas. Dias atrás conversava com um casal de amigos e eles me disseram que praticamente não usam mais e-mails nas relações pessoais, concentrando a comunicação através das redes sociais.

    É um mundo que muda muito rápido (até demais pro meu gosto) e as pessoas tem cada vez menos tempo para uma boa conversa, seja presencial ou mesmo pelo bom e velho telefone. Então a necessidade de deixar claros os sentimentos em nossas mensagens é cada vez maior e a estrutura linear de um texto pode não ser mais suficiente para muitos. Em principio os emoticons e agora os memes são parte disso. O que mais virá? Não sei, mas acho que não acompanho as mudanças na mesma velocidade. E depois, não gosto muito dos memes, acho que mais por razões estéticas (rsrs). 🙂

    E quanto ao Passat? Ô dó!

Deixe uma resposta