Vídeo 60 anos VW do Brasil

Este ano a Volkswagen do Brasil comemora 60 anos de produção de automóveis no Brasil. cuja atividade iniciou-se por montagem de veículos em CKD. Seu carro mais conhecido, o VW Sedan, teve início de produção em 1960, pois os modelos montados em 1959 ainda tinham grande parte dos componentes importados.

E embora a Kombi tenha iniciado a produção nacional, ainda há muitos brasileiros que acreditam no pioneirismo do besouro. Com o passar dos anos os carros foram ganhando conteúdo nacional e a fábrica de São Bernardo do Campo-SP tornava-se uma cidade, uma cidade muito bem equipada e com tecnologia para fornecer a quantidade de automóveis que a levou a garantir a liderança no mercado.

Em 1969 a família VW crescia, com a chegada do VW 1600 e da VW Variant. Era a resposta ao projeto Willys/Renault/Ford, que era moderno, confortável e confiável. Em 1970 mudanças no VW Sedan, lançamento do VW TL e VW Karmann Ghia TC. Em 1971, um feliz facelift na Variant e TL, como modelo 1972.

Em 1972 a VW inovou ao oferecer o SP2 (assim como o SP1), mantendo dois esportivos na linha enquanto o antigo Karmann Ghia se despedia do mercado.

1973 era o ano de contra atacar a promessa da GM: Chevrolet Chevette. Assim o VW Brasilia era lançado, um carro na medida para a família brasileira que se apertava no VW Sedan. Ainda nesse ano e com fôlego nos lançamentos baseados na mecânica arrefecia a ar, a VW do Brasil já planejava o lançamento do VW Passat, um carro que mudava completamente o perfil da empresa, até então conhecida pelos carros de projeto atrasado.

Eis que chega 1974, um ano após o lançamento do VW Passat na Europa, o mesmo carro chegava aqui. Pequenas alterações para o modelo original, como ausência de VWautodiagnose, lanternas traseiras com setas na cor vermelha por conta da obrigatoriedade da legislação brasileira para aquele ano e a ausência de alguns acabamentos e opções de versões.

Tudo o que foi descrito acima passa por apenas 20 segundos, no comercial de 1 minuto que a empresa veiculou na televisão e por meio virtual em comemoração aos 60 anos de Brasil.

Para quem gosta de Passat e sabe da importância do modelo, o reconhecimento deixou um sorriso em cada canto do país, de pessoas que se dedicam a manter viva a lembrança de um carro que ajudou a basear toda uma linha de produtos da empresa de 1970 a 1990.

No vídeo o locutor ressalta a inovação nos anos 1970, trazida pela oferta do VW Passat no mercado nacional. A VW tem vivido um momento saudosista, revivendo os anos 1970. Aconteceu com o lançamento do Fusca 2013 e acontece agora, na comemoração dos 60 anos de atividade no país.

Para quem ficou curioso para saber mais sobre o Passat usado nas filmagens, podemos descrevê-lo, cena a cena:

vw 60 anos p1

A interna está bem original. Volante, painel, laterais de porta e trincos do quebravento. Há dois itens que fogem, como as travas do quebravento paralelas e o rádio não original para o ano. O padrão do banco gera dúvidas sobre o ano do carro, pois é de 1975 sem encosto de cabeça.

vw 60 anos p2

Pela foto da parte externa, as calotas em inox e o friso lateral denunciam que não são originais.

vw 60 anos p4

Pelo cabelo, bigode e óculos do cidadão, não tem como contestar que representa os anos 1970.

vw 60 anos p3A foto mais reveladora, para quem quer descobrir o ano do carro. Reparem na ausência das saídas de ar viciado na coluna “C”. Outro ponto que evidencia ser um 1976 é a carroceria de 3 portas, com tampa traseira grande. Reparem que no final da calha não há o vão da tampa traseira pequena. Nesta imagem as rodas de VW Gol (4,5 pol, assim como as originais do Passat, mas com desenho diferente) e calotas inox ficam mais evidentes.

vw 60 anos p5Infelizmente surgiu uma traseira xadrez na cena. Mas quem realmente é fã de Passat, reparou nos detalhes do carro, com belas lanternas originais da marca Cibié e o emblema PASSAT LS.

São pequenos detalhes que em nada tiram o brilho do carro, muito pelo contrário. Como dissemos, é uma alegria ver esse reconhecimento a um projeto que revolucionou a própria empresa que o fabricou.

É a hora também de homenagear quem ajudou a projetá-lo e a produzí-lo por aqui, assim como os consumidores que apostaram na ideia.  Sem essas pessoas nós não teríamos esses carros para admirar.

Parabéns às pessoas que contribuiram para a VW do Brasil completar 60 anos de Brasil, bem como àqueles que mantém viva a lembrança dos carros do passado.

Sobre Artur.Y

Confira também

Comercial de oficina mecânica no Iraque

Comercial de oficina mecânica no Iraque – Anos 80

E hoje trouxemos mais uma curiosidade do Passat pelo mundo: o comercial de uma oficina ...

9 comentários

  1. Faltou só mencionar que o carro está com as rodas da linha Gol 80/86!

  2. Eduardo Borges Bueno

    Muito bom! Enquanto uma outra “marca” fez um vídeo publicitário de certa forma denegrindo os carros dos anos “80”, a VW mostrou que apesar de toda evolução ainda sabe de onde veio!

  3. Acho louvável tudo isso, mas pena que a VW na prática não valorize a sua história. Digo isso porque rolou um tempo atrás um abaixo-assinado para que a VW consertasse uma máquina que forneceria dados de fábrica sobre o carro, como se fosse uma certidão de nascimento. Houve divulgação disso no Facebook, no blog do Flavio Gomes (conhecidamente outro aficionado pelos VW), e parece que nem isso bastou para sensibilizá-la, visto que nem sei no que deu esse movimento. Alguém se lembra disso?

    • Segundo o fórum do Fusca Clube, no dia 12/02/2013 havia 456 assinaturas na petição pública. Não lembro se já tinha assinado e assinei de novo, quem sabe. 🙂

  4. Outra coisa que não está correto é o tamanho da placa, muito estreita para a época.

    Lembro sim da “certidão de nascimento”, está aqui: http://flaviogomes.warmup.com.br/?s=certid%C3%A3o+nascimento+vw , acho que não deu em nada, para variar. 🙁

  5. Acho que a VWB precisa evoluir muito na relação com os proprietários se antigos da marca no Brasil, mas não contive a satisfação em ver o Passat na propaganda. Outro fato legal foi a reação de pessoas próximas com comentários do tipo: “… e aí, você viu a propaganda da VW? Tinha um Passat antigo!”, ou ainda: “lembrei de você quando passou a propaganda…”. Bem legal! 🙂

  6. Ned Flanders e seu 76 3 portas… Mas o comercial é legal, valeu assim mesmo!

Deixe uma resposta