Desde que comecei a reparar nos Passat que por acaso aparecem no Street View, fico me perguntando se algum Passat 4M deu a sorte de ser registrado pelas câmeras do Google. O meu eu sei que não foi, pois durante o registro das imagens ele hibernava em uma garagem. Cheguei a procurar em locais próximos de onde eu conheço outros exemplares, como Curitiba e Poços de Caldas, porém sem sucesso.
Ok, tenho certo interesse por esta versão. Tento até não ser chato aqui no blog e também em outros meios de comunicação da Home-Page do Passat, variando um pouco os assuntos e tentando não cair no erro de exagerar em uma versão específica.
Mas estava eu, sem compromisso “passeando” pela simpática cidade de Teresópolis, na região serrana aqui do Rio de Janeiro, quando vejo um Passat com algumas características conhecidas, apesar de um tanto descaracterizado. Circulei o carro pelas imagens, o quanto foi possível, e minha única conclusão é a de que é mesmo um Passat 4M.
Os faróis dos TS e LSE estão lá… A cor, cinza grafite metálico, também. Os pára-choques infelizmente foram trocados e os frisos da grade sumiram, o que não é nada incomum nos Passat de uso normal. Fui conferir e… é um 3 portas! Apesar da pintura preta da tampa ter sumido também.
E ao redor dos vidros laterais, a pintura preta característica dos Passat 4M. Há outros itens trocados ou diferentes do original, mas creio que os itens já sejam suficientes pra determinar a versão deste Passat.
As imagens extraídas do Google estão aí…
Oi André.
O que é essa versão 4M? Acho que nunca ouvi falar.
Felipe, tem uma pequena explicação aqui, na parte de versões do site: http://www.hpdopassat.com.br/versoes.php
Não é lá uma versão muito comum de encontrar…
Muito interessante André. Agora tenho certeza absoluta que nunca vi um na rua. E se eu visse um Passat com acabamento preto na parte superior do porta malas, ia achar que fosse um “capricho” do dono. A versão Sport eu também não conhecia… bem bacana com teto e recaro.
Aproveitei e procurei no site o seu 4M… MARAVILHOSO!!! De fato ficou bem legal o porta malas preto. Parabéns pela relíquia!
Obrigado! O 4M agradece também, hehehe.. Ele é fotogênico, ainda tem muita coisa pra fazer, mas um dia chegamos lá. Pelo menos vou tentando deixá-lo o mais original possível e fiel a versão, mesmo que ainda falte a restauração de fato.
Aliás… Ele foi o primeiro 4M que eu vi pessoalmente. Até então, só uma foto de divulgação da VW em preto e branco. Depois, com o tempo (e a popularização da internet e das câmeras digitais) foram aparecendo outros, felizmente!
André, o painel frontal parece ser do L/LS! Dê uma olhada embaixo dos faróis. Abraço!
Não, o painel é assim mesmo. Tanto dos LS quanto TS, é o mesmo painel, com aquele semi-círculo embaixo. Só que nos TS o friso inferior cobre esse pedaço, hehehe…
As vezes o cara bateu também e teve que colocar um do LS né…vai saber…
Ao que parece, o carro está em razoável estado de conservação. Seria interessante se ele caísse nas mãos de alguém com condições para trazer de volta suas características originais. Apesar de que o registro é de 2011… vai saber como ele está agora.
Não é o 4M, e sabem porquê? Pois abaixo da grade, há o rebaixo (meia lua) dos faróis redondos originais… aquele ponto é “mortal” nos passats modificados, uma vez que o painel frontal dos TS não existe mais pra vender… a não ser que o chapeador profissional feche aquele buraco na solda, sem massa, certinho, mas duvido que isso aconteça… nesse da foto é possível ver os furos lá, intactos.
Marcus, todo Passat até 1978 tem a meia lua, cujo friso inferior dos TS, LSE e 4M cobrem quando instalados. Mesmo na época, só havia um tipo de painel dianteiro para o Passat.
Pode retirar o friso inferior de qualquer TS, 4M ou LSE, mesmo 0km, e lá estará a meia lua.
Acabei de comprar um 4m.unico dono com 50mil km e ainda com os plásticos no banco de trás.
Abraço a todos.
Opa… e onde tem fotos dessa raridade??