Cine Rex

Por algum motivo desconhecido, fotos antigas na frente de cinemas costumam apresentar um Passat. É o caso da imagem deste post, que mostra um modelo 1974 ou 1975. Fácil de verificar pelas saídas de ar na coluna C. Nosso leitor Fernando Vieira esclareceu que o Cine Rex da foto é o mesmo que ainda está em funcionamento no Rio de Janeiro. Os créditos da imagem são do fotógrafo Frederico Secco, da Agência O Globo. O cinema está situado na Rua Álvaro Alvim, na Cinelândia.

Cine Rex
Cine Rex, em março de 1981. Créditos: Frederico Secco, Agência O Globo.

 

A citada sala de exibição carioca funcionou como um cinema comum. Porém, com o passar do tempo e também provavelmente afetado pela crise que afetou os cinemas de rua de um modo geral após a proliferação das salas de exibição nos cômodos, seguros e práticos shoppings centers, o Cine Rex passou a exibir filmes eróticos, o que acontece até hoje. E não por acaso, este foi o destino de grande parte das antigas salas de cinema de rua, que acabaram se transformando em cines voltados para a exibição de produções eróticas ou, ironicamente, tornaram-se igrejas.

 

O filme em cartaz no momento da foto era “Um trapalhão mandando brasa” (“Hardly Working“, em seu título original). A comédia era protagonizada pelo impagável Jerry Lewis, e foi produzida no ano de 1980, o que faz bastante sentido levando-se em conta a data informada da foto. Correndo o sério risco de fazer uma piada do tio do pavê, um filme com este título poderia até ser exibido atualmente por lá.

Cine Rex - 2018
Imagem recente do Cine Rex, em 2018. Fonte: Google Street View.

Uma imagem bem mais recente do Cine Rex pode ser observada através do Google Street View. Nela, no ano de 2018, é possível ver a fachada do cinema informando sobre a exibição de títulos eróticos.

Não é o primeiro cinema do Rio de Janeiro que mostramos aqui no nosso blog, com a mera desculpa de ter um Passat estacionado na frente. Já falamos um pouco, por exemplo, do Cinema 1, que funcionava na Avenida Prado Júnior, em Copacabana, até 1998.

 

Além do Cine Rex

A Cinelândia recebeu este nome durante os anos 30 exatamente pela presença de diversas salas de cinemas, além de bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais voltados para o lazer e entretenimento da população. É no seu entorno também que está localizado o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, um dos mais importantes do Brasil, além da Biblioteca Nacional, com seu acervo riquíssimo. Como é possível perceber nesta breve descrição, a Cinelândia era uma área extremamente voltada para o lado cultural.

Esta região passou por tempos de decadência. Talvez a parte mais sentida pela população tenha sido o aumento da violência, com um índice preocupante de assaltos. Além disso, a população de rua tomou a velha Praça Floriano e a prostituição tornou-se uma prática corriqueira nos seus arredores.

O número de salas de cinemas nesta área diminuiu drasticamente. Alguns, como o Cine Vitória e o Cinema Parisiense, simplesmente encerraram suas atividades e ficaram apenas na história. Outros mudaram seu foco para os filmes impróprios para menores, como o próprio Cine Rex, e assim conseguem manter sua atividade comercial, independente de qualquer polêmica que esse ramo possa trazer.

Porém, temos exemplos de resistência como o Cine Odeon e o Cine Palácio, que atualmente abrigam, para felicidade do povo carioca, instituições culturais. No prédio do Cine Palácio hoje funciona o Teatro Riachuelo. Já o Odeon deu lugar ao Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro. Ambos os prédios preservam sua fachada original e permanecem em ótimo estado de conservação.

Vejam como um Passat na imagem pode desencadear tantos outros assuntos…

Sobre André Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Confira também

La Passat Automatique - O Passat com câmbio automático

Passat automático 1974

O assunto de deste post desperta a curiosidade de parte dos admiradores brasileiros do Passat ...

3 comentários

  1. Saudades desse tempo. Ainda cheguei a ver alguns filmes (familiares! hehe) nos cinemas de rua aqui da região. Bons tempos, mas a decadência foi implacável com eles. Mas o mais legal dessa foto é que, olhando bem, há dois Passat! 🙂

  2. Que filme é esse Bruce O Lutador Furioso (um título de Operação Dragão ou Jogo da More)?

    • Até tentei encontrar nos jornais de época, mas só havia a citação do título e horário, sempre como “programação complementar” dos Cine Rex, Orly e Íris, em 81, 82 e 84. Mas infelizmente nenhuma informação a mais que pudesse levar a qual filme do Bruce Lee realmente era.

Deixe uma resposta