Home / Geral / Cine Rex

Cine Rex

Por algum motivo desconhecido, fotos antigas na frente de cinemas costumam apresentar um Passat. É o caso da imagem deste post, que mostra um modelo 1974 ou 1975. Fácil de verificar pelas saídas de ar na coluna C. Nosso leitor Fernando Vieira esclareceu que o Cine Rex da foto é o mesmo que ainda está em funcionamento no Rio de Janeiro. Os créditos da imagem são do fotógrafo Frederico Secco, da Agência O Globo. O cinema está situado na Rua Álvaro Alvim, na Cinelândia.

Cine Rex
Cine Rex, em março de 1981. Créditos: Frederico Secco, Agência O Globo.

 

A citada sala de exibição carioca funcionou como um cinema comum, porém com o tempo e provavelmente afetado pela crise que afetou os cinemas de rua após a proliferação das salas de exibição nos cômodos, seguros e práticos shoppings centers, passou a exibir filmes eróticos, o que acontece até hoje. Aliás, este foi o destino de grande parte das antigas salas de rua, que acabaram se transformando em cines voltados a produções eróticas ou, ironicamente, em igrejas.

 

O filme em cartaz era “Um trapalhão mandando brasa” (“Hardly Working“, em seu título original). A comédia protagonizada pelo impagável Jerry Lewis, é de 1980, o que faz muito sentido com a data informada. Arriscando uma piada do tio do pavê, um filme com este título poderia até ser exibido atualmente por lá.

Cine Rex - 2018
Imagem recente do Cine Rex, em 2018. Fonte: Google Street View.

Uma imagem bem mais recente do Cine Rex pode ser observada através do Google Street View. Nela, em 2018, é possível ver a fachada do cinema informando sobre a exibição de títulos eróticos. A Cinelândia recebeu este nome nos anos 30 exatamente pela presença de diversos cinemas, além de bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais voltados para o lazer da população. É no seu entorno também que está localizado o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, um dos mais importantes do Brasil, além da Biblioteca Nacional. Como é possível perceber nesta breve descrição, a Cinelândia era uma área extremamente voltada para o lado cultural.

 

Além do Cine Rex

A região da Cinelândia passou por tempos de decadência. Talvez a parte mais sentida pela população tenha sido o aumento da violência, com um índice preocupante de assaltos. Além disso, a população de rua tomou a velha Praça Floriano e a prostituição tornou-se uma prática corriqueira nos seus arredores.

O número de salas de cinemas diminuiu drasticamente. Alguns como o Cine Vitória e o Cinema Parisiense, simplesmente encerraram suas atividades e ficaram na história. Outros mudaram seu foco para os filmes impróprios para menores, como o Cine Rex, e assim conseguem manter sua atividade comercial, independente de qualquer polêmica que esse ramo possa trazer.

Porém, temos exemplos de resistência como o Cine Odeon e o Cine Palácio, que atualmente abrigam, para felicidade do povo carioca, instituições culturais. No prédio do Cine Palácio hoje funciona o Teatro Riachuelo. Já o Odeon deu lugar ao Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro. Ambos os prédios preservam sua fachada original e permanecem em ótimo estado de conservação.

Vejam como um Passat na imagem pode desencadear tantos outros assuntos…

Sobre Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Confira também

La Passat Automatique - O Passat com câmbio automático

Passat automático 1974

O assunto de deste post desperta a curiosidade de parte dos admiradores brasileiros do Passat ...

3 comentários

  1. Saudades desse tempo. Ainda cheguei a ver alguns filmes (familiares! hehe) nos cinemas de rua aqui da região. Bons tempos, mas a decadência foi implacável com eles. Mas o mais legal dessa foto é que, olhando bem, há dois Passat! 🙂

  2. Que filme é esse Bruce O Lutador Furioso (um título de Operação Dragão ou Jogo da More)?

    • Até tentei encontrar nos jornais de época, mas só havia a citação do título e horário, sempre como “programação complementar” dos Cine Rex, Orly e Íris, em 81, 82 e 84. Mas infelizmente nenhuma informação a mais que pudesse levar a qual filme do Bruce Lee realmente era.

Deixe uma resposta