O post de hoje é sobre um modelo que, admito, falta falar um pouco mais aqui na Home-Page do Passat, seja no blog ou site: o Passat Nigéria. Há poucos dias o amigo Fábio Bittencourt precisou usar um estacionamento que nunca tinha utilizado no Rio de Janeiro e fez a descoberta. Sob uma grossa camada de poeira, hiberna há anos um autêntico exemplar como os que eram exportados para o país africano.
Mas o que era o Passat Nigéria?
O Passat Nigéria tem características específicas como a cor de interior igual ao dos Passat LSE Iraque, vinho ou cinza, ar-condicionado de série e, diferente da versão produzida para o Iraque, não possuía apoios de cabeça nos bancos traseiros e nem console com instrumentos, além de ter carroceria de duas portas. Por um bom tempo esta versão permaneceu como um mistério, até ser esclarecido há alguns anos.
Geralmente o Passat Nigéria era vendido e declarado no manual do proprietário e nota fiscal como “Passat Plus” (sabemos, porem, que o verdadeiro Plus era o 84, com motor 1.8 e detalhes exclusivos de acabamento) ou “Passat Especial” (e não Special, como a versão básica). No lado direito da tampa da mala vinha apenas o emblema “Passat”, sem qualquer outra denominação ou sigla.
Voltando ao carro das fotos, o que foi apurado no próprio estacionamento é que o carro pertence a uma senhora, que há muitos anos paga religiosamente a mensalidade do estacionamento e não tem a menor intenção de vender o carro, pois teria pertencido ao seu pai. O Passat aparenta ainda estar bem alinhado e conservado, além de ter boa parte de suas características originais, exceto por detalhes, como a roda traseira da linha Gol mais moderna que aparece nas fotos e a inversão de lados dos emblemas traseiros. Não foi possível fotografar com clareza o interior do carro com o celular, mas é vinho e bate com as características dos Passat Nigéria.
Numa consulta ao site do Detran-RJ, foi possível confirmar que a última atualização de documento do carro foi realizada em 1996. Este ano foi provavelmente a época em que este carro realizou a troca das placas amarelas para cinza. Outra curiosidade é que esse carro já era conhecido na região, pois permaneceu por muito tempo estacionado em uma rua sem saída, bem próximo a este estacionamento. Isso faz cerca de 10 anos e depois o carro havia saído de lá e não havia mais notícias. Mesmo parado, pelo menos agora sabemos que o seu destino não foi nenhum pátio da prefeitura e assim este Passat tem alguma chance de um dia ser colocado novamente em circulação.
E como fazemos em posts deste tipo, e até mesmo pela convicção da proprietária em não vender o carro, não vamos divulgar a sua localização. Assim evitamos inconvenientes tanto para ela quanto para a administração do estacionamento.
Atualização: em maio de 2020, fomos informados que o Passat Nigéria que aparece nesta publicação foi anunciado no OLX (e até um comentário aqui neste post também confirma isso). Conferimos as imagens e parece, de fato, se tratar do mesmo veículo. Inclusive uma nova pesquisa ao cadastro do Detran do Rio de Janeiro indica que a documentação já foi atualizada, constando o último ano de licenciamento como sendo o de 2019.
Conforme informações do próprio anúncio, o veículo se encontra no bairro do Alto da Boa Vista, distante alguns km de onde ele ficou por todos esses anos. Pela raridade da versão e também pela história interessante do carro, guardado por tantos anos e despertando a curiosidade de quem passava por ali, a Home-Page do Passat faz votos de que este Passat Nigéria tenha um bom destino com o seu próximo proprietário.
Estamos em Guarapuava-PR. Conseguimos um deste em Prudentópolis, único dono de um convento. Restauramos e está com Placa Preta agora. Encaminho as fotos dele se quiserem ! Abraços ! Roberto Hypolito Braga Caldeira – Clube de Autos Antigos Volks do Lobo
Esse carro apareceu no OLX e está à venda.