Este vídeo mostrando um Passat 4 portas 1975 da versão básica é um belo achado do amigo Fabiano Araújo no YouTube! O vídeo é da KGF Classic Cars, uma empresa inglesa especializada na venda de carros antigos na cidade de Peterborough, que fica a pouco mais de 100km de Londres.
A duração é de apenas 3 minutos e meio, mas já é o suficiente pra deixar qualquer apaixonado por Passat babando. Os detalhes mostrados e o estado de conservação impressionam e é possível ver algumas diferenças entre o modelo produzido na Europa e o nosso. Um deles é a polaina plástica para os pára-choques, adotados por lá exatamente em 1975. A falta de frisos laterais na carroceria deixam o modelo básico com visual bem limpo. Os vidros laterais possuem frisos pintados de preto, como inicialmente foram lançados nos nossos Surf. Antes disso, a prática de retirar os cromados já era utilizada no Brasil em alguns modelos Standard, casos por exemplo do TL, Variant e Opala, que possuíam as borrachas de vidro sem o encaixe para os frisos. Ao contrário dos vidros laterais, o pára-brisa e vidro traseiro possuem um friso cromado.
No interior, simples porém belos bancos sem encosto de cabeça em tons de bege. O interior não é monocromático, já que painel, console e outros itens são pretos. O painel não possui o relógio, como também acontecia com nossos Passat de versões mais básicas por aqui. Além disso, sempre é curioso para nós brasileiros ver o volante do lado direito (assim como retrovisor apenas deste lado, também preto, evidenciando ainda mais a quase ausência de cromados). O interruptor dos faróis muda de lado neste caso. Volante e comando de seta também apresentam diferenças para o modelo brasileiro. Também não há friso na soleira das portas, ao contrário de versões mais luxuosas.
No canal do YouTube da loja é possível encontrar outros clássicos interessantes, como um Talbot Avenger SW (nosso Dodge Polara, que lá foi produzido inicialmente sob a chancela Hillman, antes de se tornar Talbot). Outros modelos típicos do mercado do Reino Unido também podem ser apreciados, como as primeiras gerações do Ford Escort, além dos Ford Cortina, Capri e Granada, Triumph, Mini Cooper, Jaguar, o curioso Reliant Rialto de 3 rodas (da mesma montadora que produzia o Robin, que ficou famoso por aqui no seriado Mr. Bean, quando fatalmente acabava tombando em algum momento), um Vanden Plas Princess quase desconhecido no Brasil e muitos outros. É um canal pra quem gosta de carros antigos em geral e vai gastar horas apreciando os exemplares impecavelmente conservados.