Acessórios de época são sempre muito interessantes e por vezes raros de encontrar. Não é difícil também que determinado acessório seja pouco conhecido e difícil de determinar sua época por falta de referências, até mesmo para questões de vistoria para placa preta. É o caso do Sun Top, mostrado aqui em um antigo post e que provavelmente não fez muito sucesso.
Já o console Zune é um ótimo exemplo de acessório que marcou época! Produzidos para diversos modelos de carros nacionais, era sinônimo de esportividade e requinte. O Passat teve, de fábrica, diversos modelos diferentes de console ao longo dos seus anos de produção (clique aqui para conhecê-los). Ainda assim, o mercado de acessórios apresentava mais opções para os proprietários personalizarem seus Passat.
Os anúncios da Zune
Reunimos alguns anúncios de época para mostrar um pouco do que a Zune oferecia. Um dos anúncios, veiculado na revista Quatro Rodas de outubro de 1979, traz produtos exclusivos para o Passat. O console central era aparentemente muito bem acabado. Dotado de um porta-objetos em seu extremo próximo ao espaço dos passageiros do banco traseiro, escondia um pouco a sempre protuberante alavanca do freio de mão e terminava se unindo ao revestimento central do painel. Um estilo bem típico dos anos 70 e parte dos anos 80.
Além do console, o anúncio traz também as famosas polainas com aparência retrátil. Essas polainas eram vendidas por uma grande variedade de lojas de acessórios, como a Rodão e mesmo a requintada Dacon. O sucesso desse acessório acabou chegando a própria Volkswagen, que no final de 1981 lançou o Passat LS Série Especial com estas polainas. Notem que o anúncio mostra as polainas em duas cores, diferente do que costumamos ver nos Dacon e do que foi lançado no LS Série Especial.
Os retrovisores BMW também eram acessórios oferecidos nesta época e até hoje encontrados em alguns Passat personalizados. Segundo o anúncio, poderiam ser pintados na cor do carro. Por fim, também eram oferecidas telas de alto falantes “Harmony”. Em dois tamanhos diferentes, 6″ e 6×9, poderiam vir em preto ou marrom para acompanhar as cores mais comuns do interior do Passat. O texto sobre as telas dão uma idéia de como as propagandas da época se importavam mais em explicar as características dos produtos.
Outros modelos poderiam utilizar o console Zune, conforme podemos verificar no outro anúncio escolhido para ilustrar este post. Infelizmente não encontrei informações sobre a história da empresa, como sua data de fundação e até que ano ela funcionou. Caso alguém tenha maiores detalhes, fique a vontade para adicionar as informações nos comentários.
E você? Teve um console Zune no seu carro?