Home / História / O Passat à álcool do MEC em Natal

O Passat à álcool do MEC em Natal

Jornais de época são fontes inesgotáveis de informações interessantes, inclusive pra quem gosta de pesquisar a história de algum carro. E seguindo esta direção, trazemos hoje um episódio da história do lançamento do Passat à álcool. Diversas fontes da época relatam a doação de exemplares a órgãos do governo do Brasil e do exterior, mesmo para países que não usavam o álcool oficialmente como combustível. Entre os governos que receberam as doações, temos a Argentina, Paraguai, Indonésia, Filipinas, entre outros. Infelizmente, poucas destas notícias vem acompanhadas de alguma imagem. Mas, felizmente, o tema deste post tem, sim, uma fotografia.

O jornal O Poti publicado no dia 12 de janeiro de 1980 trazia a notícia da doação de mais um Passat à álcool pela Volkswagen. Desta vez, o órgão do governo que recebeu o carro foi o MEC do Rio Grande do Norte. O Passat entregue foi um modelo LS de 4 portas, na cor preta, como cabe a um carro oficial. Algumas notícias sobre as doações da VW para governos do exterior relatam que os Passat seguiam esta mesma configuração de carroceria e cor.

Passat à álcool sendo entregue ao MEC em Natal
O Passat à álcool entregue ao MEC em Natal era um modelo LS de 4 portas, na cor preta. Foto: Jornal O Poti.

A entrega se deu na Distribuidora de Automóveis Seridó, uma das concessionárias autorizadas Volkswagen de Natal naquela época. Em uma rápida pesquisa, a única loja de automóveis com o mesmo nome em Natal atualmente é uma multimarcas, que não podemos afirmar se tratar da mesma empresa. No antigo endereço da concessionária Seridó, hoje funciona uma concessionária Mitsubishi.

Transcrevo abaixo a reportagem de O Poti, de maneira integral e sem alterações. Incluindo até mesmo um pequeno engano no nome de um representante regional da VW, que foi citado duas vezes e com um dos nomes diferente do outro. Temos a esperança de que algum leitor reconheça algum nome na matéria e possa nos ajudar a ter mais detalhes (e quem sabe, mais fotos) dessa solenidade e até mesmo do destino deste Passat LS 4 portas.

 


MEC recebe em Natal Passat à álcool (Jornal O Poti, 12 de janeiro de 1980)

A Distribuidora de Automóveis Seridó promoveu pequena solenidade, regada a coquetel, esta semana, para fazer entrega de um Passat inteiramente movido à álcool à representação do Ministério da Educação e Cultura no Rio Grande do Norte. Passat preto, LS, de quatro portas, como se vê na fotografia. Ao ato, compareceram empresários, jornalistas especializados e partes interessadas. O carro foi entregue pelos diretores da revenda Volkswagen, José Pinto Freire, Sérgio Freire e Boanerges Trigueiro.

Da parte da Volkswagen do Brasil compareceram os representantes regionais de Assistência Técnica e Assistência aos Órgãos de Governo, respectivamente Duílio Antônio Reis e  Lauro Luís Conte. Em nome da representação do MEC em Natal, recebeu o carro a professora Inês Medeiros, vista aqui quando assinava os documentos em nome da representação, professor Luís Eduardo Carneiro da Costa.

Antes da entrega do carro, o representante regional de Assistência Técnica Sr. Duílio Antunes Reis fez demorada demonstração técnica do Passat à álcool aos que receberam o carro em nome do MEC e de modo especial aos dois motoristas que se revezarão como condutores do veículo. Compareceu também a solenidade o senhor Gilson Torres dos Santos Lima, em nome da outra revenda Volkswagen em Natal, Marpas S/A, na qualidade de convidado da Distribuidora de Automóveis Seridó.


Caso algum leitor queira contribuir com mais imagens deste evento ou das demais doações da VW dos Passat à álcool para outros órgãos governamentais daqui ou do exterior, entre em contato pelos comentários do post ou via e-mail!

Sobre Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Confira também

São Leopoldo, 1974 - Lançamento do Passat

Lançamento do Passat em São Leopoldo – RS, 1974

E que ótimas imagens o amigo e leitor Rodrigo Abreu publicou no grupo da Home-Page ...

Deixe uma resposta