Os anos 80 foram de grande participação dos Passat no automobilismo brasileiro. Torneio Passat, Hot Car (a antiga Divisão 3, motivo do nosso último post), Campeonato Brasileiro de Marcas, torneios estaduais e regionais… Praticamente todas as categorias que o regulamento permitisse, havia um Passat alinhado no grid para a largada. Uma das mais desgastantes provas do Campeonato Brasileiro de Marcas de 1987 foram as 12 Horas de Goiânia.
A prova, válida pela sexta etapa do campeonato, teve largada às 0:00 do dia 23 de agosto, um domingo, terminando ao meio-dia. Um desafio não apenas para os pilotos que participaram da prova, mas também para os carros.
A dificuldade da prova pode ser percebida nos relatos das publicações da época. Dos 29 carros que largaram, apenas 14 conseguiram completar a prova. Entre os carros com motor turbo, problemas principalmente de câmbio e freio. Os Escort da Equipe Greco, por exemplo, tiveram que parar nos boxes três vezes para a troca das pastilhas de freio. Mesmo o Passat turbo do trio Ingo Hoffman, Rogério dos Santos e Walter Travaglini apresentou problemas, abandonando a prova por conta do rompimento de uma mangueira de água.
No final, vitória da dupla Xandy Negrão e Toni Rocha, que completaram 388 voltas em 12h01min27s, com média de velocidade em 123,746 km/h. Em seguida Toninho da Matta e Gunnar Volmer completaram 387 voltas com mais um Passat com motor aspirado. O carro turbinado com melhor posição foi o Uno do trio Clemente Faria, Vinícius Pimental e João Aguiar, que completou 385 voltas. Outro Uno turbo, de Chico Serra e Garcia, completou 379 voltas e chegou na 4ª posição.
Fechando a prova na 5ª colocação, tivemos o Escort de Luiz Rosenfeld, Denísio Casarini e Edmar Ferreira, com 377 voltas completas. Entre os 10 primeiros, o Passat também conquistou os 7º, 8º e 9º lugares, todos com motores aspirados. Um público estimado de 25.000 pessoas esteve no autódromo para assistir as 12 Horas de Goiânia de 1987 ao longo de toda a duração da corrida.
No dia seguinte a corrida, o carioca Jornal dos Sports estampava a notícia “Passat é o melhor em Goiânia”. E com metade dos 10 primeiros colocados sendo Passat, a Volkswagen não perdeu a chance de usar o fato a seu favor. Na semana seguinte, um anúncio em jornais de grande circulação nacional exaltava a resistência do Passat, dizendo que “foi comprovado nas pistas o que já está mais do que provado nas ruas”.
Uma época em que o automobilismo nacional ainda era um bom diferencial pra aumentar as vendas…
Olá! Gostaria de saber a lista de posições e dos carros com pilotos, das 12 horas de Goiânia do Brasileira de marcas, tenho como saber? Obrigado.