Home / Corridas / Vídeo de época: Hot Car

Vídeo de época: Hot Car

Apesar das poucas informações que contem em detalhes as histórias do Passat nas pistas do Brasil, não podemos deixar de falar de automobilismo por aqui. O Passat participou de diversas categorias no Brasil, incluindo até um Torneio Passat. Sem contar os muitos pilotos de renome no cenário nacional que pilotaram um Passat: Ingo Hoffmann, Andreas Mattheis, Toninho da Matta, Egídio “Chichola” Micci, Armando Balbi, entre outros.

Uma das categorias que o Passat participava era a Hot Car, que inclusive já publicamos um post aqui no blog mostrando um vídeo de 1981 em Jacarepaguá. Ela foi disputada entre 1981 e o início de 1985 (quando apenas uma prova foi realizada). E hoje é dia de mostrar mais um registro histórico em vídeo, encontrado no Youtube. Infelizmente não temos o ano exato desta corrida, que parece ter sido realizada no autódromo de Interlagos. Se alguém souber mais detalhes, fique a vontade para comentar.

Por volta dos 5 minutos de vídeo, temos as consequências de um grande acidente entre 3 carros, sendo 2 Passat. Os pilotos dos Passat eram Samuel Gross e Amadeu Rodrigues, que levou a pior e capotou. O outro carro, um Fusca do piloto conhecido como Espanhol, estava parado na pista e aparentemente já sem o piloto. Consegui encontrar, através do excelente blog Histórias que Vivemos, a explicação do que aconteceu, nas palavras de um dos envolvidos. No link para o blog também temos mais imagens do acontecido. Segue o relato do piloto Samuel Gross:

“O acidente aconteceu, porque o Amadeu fez a subida da reta dos boxes quase grudado no meu carro, no meio da reta, eu estava me posicionando pra fazer a tomada da curva 1, então, ele, muito “esperto”, saiu do vácuo do meu carro e quis me ultrapassar por fora, colocando metade do carro no acostamento.

Acontece que na volta anterior, depois de nós passarmos pelo local, um Fusca havia quebrado e estava parado exatamente naquele local, então, quando ele tirou do vácuo do meu carro, acertou em cheio o fusca parado, jogando-o contra o meu carro que rodou e bateu no paredão dos boxes. A porrada foi tão feia, que o Amadeu voou pelo parabrisa amarrado no banco, que foi arrancado junto. Ele só não morreu, porque caiu em cima de um bandeirinha que estava por ali na tomada da 1.”

Passat Hot Car
O Passat de Amadeu Rodrigues, envolvido no acidente. Na foto, ainda com o piloto Edson Yoshikuma.

Tempos de automobilismo que não voltam mais, ainda mais com autódromos sendo perdidos… Não eram raros os momentos tensos como o deste acidente da Hot Car, mas fazia parte do show.

 

Sobre Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Confira também

Copa Shell 1989

Copa Shell em Jacarepaguá, 1989

O Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos teve dez etapas ao longo do ano de ...

2 comentários

  1. Muito interessante! devem ter sido épocas bem doidas. Que dó do passatinho do Gross, não sobrou muita coisa.

Deixe uma resposta