O LSE “Iraque” é uma das versões mais conhecidas do Passat. Através de um grande contrato de exportação, ele foi enviado para o Oriente Médio entre 1983 e 1988 e passou a fazer parte da paisagem iraquiana. Detalhamos a versão neste artigo em nosso site.
Porém, o que nem todos sabem é que mesmo antes dessa época o Iraque já havia importado os Passat brasileiros. Um lote de 1000 unidades foi enviado no início de 1978 para aquele país, conforme noticiava o jornal Diário do Paraná em sua edição de 24 de fevereiro daquele ano. Havia ainda a previsão do envio de um novo lote de 1000 unidades. Naquela época, o país viva sob o governo do presidente Ahmed Hassan al-Bakr, tendo Saddam Hussein como vice-presidente.
Seja por maus tratos no uso diário ou mesmo pela possível falta de peças de reposição em número suficiente, haja visto que isso só teria sido regularizado com o contrato de 1983, é muito difícil encontrarmos registros destes pioneiros em terras iraquianas.
Conseguimos um destes registros, possivelmente do final dos anos 70 ou início dos anos 80. Na garagem da casa fotografada, é possível notar o Passat 4 portas com as lanternas tricolores, destinadas a exportação. No fundo da garagem, um carro que parece ser um Renault 12.
Outras imagens, mais atuais, mostram um raríssimo sobrevivente (ou quase) nas ruas da capital do Iraque. O pobre Passat, em péssimo estado, mantém ainda boa parte de suas características originais. Restam, ainda em aparente bom estado, itens como a grade, pára-choques, faróis e o retrovisor em inox. Curiosamente, apesar dos pneus vazios e do estado de abandono, o carro se apresenta acorrentado para evitar o roubo ou mesmo que seja rebocado dali.
Será possível encontrar nos dias de hoje algum sobrevivente em bom estado destes primeiros Passat enviados para o Iraque?
Boa tarde
Eu tenho um 75 ,igual o do foto branco e 4 portas ,mais ta mais bonito kkkk.valeu abraço