O uso do Passat em frotas do governo é relativamente conhecido. Por aqui mesmo já falamos sobre o Passat à álcool doado para o Ministério da Educação. O estado de São Paulo encomendou um lote de Passat 4 portas preto ainda nos anos 70. No Rio de Janeiro, em busca de menores gastos com combustível, o Ford Landau que servia ao governador foi substituído por um Passat. Essas são histórias que serão contadas aqui futuramente, na medida do possível. Na Polícia Militar da maioria dos estados brasileiros, sabemos que Fusca, Opala e Veraneio eram as viaturas mais comuns naquela época de ver. No entanto, em alguns casos eram utilizados outros modelos.
O jornal Diário do Paraná do dia 26 de outubro de 1975 trazia uma nota informando sobre o teste de um Passat 4 portas pela PM daquele estado. Dizia a nota:
“A Polícia Militar do Estado do Paraná, interessada na aquisição de novas viaturas, está testando desde o último dia 22, um carro Passat de quatro portas, que salvo equipamentos como serviços de rádio, sirene eletrônica e dois giroflex com luzes intermitentes vermelhas, nada mais tem do que um Passat comum. O motivo principal da escolha recaiu sobre a rapidez, versatilidade e segurança do “Carro do Ano”, vindo de encontro aos interesses da nossa Polícia Militar, tendo em vista o uso constante de seus veículos contra o crime.
O Passat que está sendo testado foi cedido pelo Departamento de Vendas ao governo através da pessoa do representante regional para o Paraná e Santa Catarina, Daniel José de Bernardes, que fez a entrega do veículo ao comandante da Polícia Militar, coronel César Tasso Saldanha Lemos, que empolgou-se de imediato com as características do Passat.”
Fica a curiosidade sobre a aprovação ou não da compra do modelo para a Polícia Militar do Paraná. Que o Passat atenderia aos requisitos do serviço, não temos nenhuma dúvida. Caso alguém saiba a resposta, fique a vontade para comentar o post!