Home / TV e cinema / No cinema: O homem de Itu (1978)

No cinema: O homem de Itu (1978)

E cá estamos nós com mais um registro dos Passat nas telas. Dessa vez, diferente do filme Muito Prazer, publicado aqui recentemente, vamos falar de um filme do gênero mais famoso do cinema nacional dos anos 70: a pornochanchada. A película com o chamativo título de “O Bem Dotado – O Homem de Itu” é estrelada pelo ator Nuno Leal Maia.

A participação de atores como Consuelo Leandro, Guilherme Correa e Roberto Marquis (que ficou famoso como o “Guarda Juju”, da Praça é Nossa) mostra que a história pende mais para o lado da comédia do que para um mais impróprio para menores. Nos anos 90, o SBT foi uma das emissoras que mais reprisava esse filme para preencher o espaço do domingo a noite, após o programa do patrão, alternando com outros filmes brasileiros da mesma época.

Passat no filme "O Bem Dotado - O Homem de Itu"
Passat personalizado com teto solar e outros itens em cena do filme.

Mas indo ao assunto que mais importa para este blog, “O Homem de Itu” é repleto de cenas externas. E como era de se esperar, em várias delas os carros se fazem presentes. Em duas sequências, o Passat acaba aparecendo em destaque. Na primeira delas, um belíssimo exemplar personalizado (Dacon? É bem possível…). A começar pela cor, um marrom metálico bem escuro, seguido por pára-choques pintados na mesma cor, teto solar de lona e frisos dos vidros pintados de preto. Infelizmente a dianteira não aparece, o que dificulta saber se era um TS ou outra versão.

Em seguida, as cenas envolvem um Passat táxi especial da cidade de São Paulo, assim como já publicamos aqui a matéria sobre o seu lançamento. O Passat, a julgar pelos frisos nas laterais, é um modelo 1975, e sua placa era HE-2836. A cena do táxi saindo da Avenida São João revela um trânsito com poucas variações de modelos, porém colorido conforme a época. Aparecem carros pra todos os gostos, como Corcel, Fusca, Opala, Maverick (também táxi especial nas cores branco e laranja), Veraneio, entre outros.

E apesar do nosso foco ser o Passat, não desprezamos nenhum modelo antigo. Por isso, deixamos como bônus mais uma sequência do filme. Desta vez, envolvendo um belo Porsche 914 e um Opala táxi. Este último, dirigido pelo ator Roberto Marquis, interpretando o taxista. Curtam esses pequenos trechos de filmes e aos poucos vamos expandindo o arquivo de vídeos da Home-Page do Passat!

Sobre Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Confira também

Galã de cinema: Passat LS 1979

Galã de cinema

Ainda não sei se existe alguma categoria no Troféu Imprensa onde ele possa ser premiado, ...

Deixe uma resposta