Uma dos carros mais cobiçados de sua época era o Passat Dacon, assunto já tratado aqui outras vezes. Em meio a um mercado de importação fechada e poucas opções na indústria nacional, os modelos personalizados ganharam espaço. Porém, por conta do valor elevado, os modelos Dacon eram destinados a um público consumidor bastante específico. Um destes modelos era o Passat Dacon Targa, denominado 180 T, que mostraremos neste post.
As fotos são de 1981, conforme estavam registradas nos arquivos originais. O Passat Dacon Targa em questão tinha uma configuração elegante e discreta, a começar pela cor sóbria. Havia ainda as máscaras que permitiam o uso dos faróis duplos redondos nos modelos a partir de 1979, rodas e retrovisores com comando elétrico da BMW, refletores laterais “Dasher” e lanternas do Scirocco Mk1. O emblema “Targa” era o mesmo utilizado pelo Porsche 911. Uma curiosidade eram os frisos dos vidros cromados, algo raro de ver em um modelo Dacon. Até a placa era personalizada: AA-2626. Infelizmente não há imagens do interior. Porém, em uma das fotos é possível ver os bancos de couro com acabamento mais requintado.
Um post antigo do nosso blog, publicado em 2012, mostra outro Passat Dacon 180T de 1981 (clique aqui para acessar o post). É possível notar diferenças significativas entre os dois exemplares, apesar de serem do mesmo ano e modelo. Faróis, retrovisores, pára-choques, frisos dos vidros, rodas, entre outros itens, não são iguais aos utilizados no Dacon deste post. Publicamos também este Passat Dacon 180D 1981 (clique aqui para acessar o post). Apesar de ser outro modelo de carroceria, mais uma vez podemos ver a diferença nas rodas, pintura e retrovisor. Fora as diferenças internas que infelizmente não podemos analisar pela falta de imagens dos modelos Targa publicados. Porém já é mais do que suficiente para demonstrar o quanto o comprador de um Passat Dacon poderia personalizar o seu carro, proporcionando de fato a chance de fazer um veículo único frente as tantas opções possíveis.
Uma das perguntas que não quer calar é: onde estará este Passat Dacon hoje? Terá sobrevivido ao passar dos anos e resistido ao triste fim da maioria destes exemplares?
Estas imagens chegaram até a Home-Page do Passat após circular via Whatsapp e redes sociais. Infelizmente não temos qualquer informação sobre o autor ou mesmo sobre o proprietário do carro na época. Se você é o autor das fotos ou tem maiores informações, entre em contato! Colocaremos aqui os devidos créditos e também queremos, claro, saber mais detalhes a respeito do carro fotografado.