Home / Acessórios / Acessórios VW no Reino Unido, 1973

Acessórios VW no Reino Unido, 1973

Acessórios de época são, na maioria das vezes, valorizados pelos proprietários e colecionadores. E pelo menos lá fora o Passat teve, desde o início, opções variadas de acessórios VW. Sem esquecer, claro, das empresas especializadas.

As imagens a seguir foram retiradas de um prospecto da Volkswagen destinado ao mercado do Reino Unido, para as linhas 1973 e 1974. O que mais chama a atenção quando se vê a foto do carro utilizado são as rodas, cobertas por calotas que eu sinceramente não sei se fariam sucesso por aqui na mesma época.

Eram duas opções: uma de metal, como o modelo utilizado pelo Passat da foto, e outra feita de plástico. Eram chamadas no catálogo de “Rally Wheel Trims” e seguia a descrição de que elas “davam ao Passat a aparência de um carro de rally”. Davam mesmo? Ok.

Passat equipado com acessórios oficiais VW - Reino Unido, 1973
Passat equipado com acessórios VW disponíveis no Reino Unido em 1973.

Outros acessórios eram menos polêmicos… Os faróis de neblina dianteiros e o traseiro, por exemplo, agradam até hoje. E, cabe ressaltar, eram bastante úteis no clima europeu, e não usados apenas como item estético. A ponteira cromada do escapamento também tem utilidade, cobrindo a extremidade que por vezes aparece com princípio de ferrugem, e era oferecida em dois tamanhos. O maior era específico para o Passat TS, enquanto o menor era destinado aos L e LS.

Acessórios VW para o Passat - Reino Unido, 1973
A linha de acessórios VW oferecia duas opções de calota, em metal (esquerda) ou plástico (direita), além de ponteiras cromadas para o escapamento e para-barros.

Outros acessórios cromados estavam disponíveis. Era o caso do acabamento instalado atrás das maçanetas externas.  Destinado inicialmente a proteger a pintura de arranhões causados pelas unhas no momento de abrir as portas, acabava atuando mais como algo estético.

Uma herança típica dos Fuscas, e que não havia visto ainda para os Passat. Outro item de proteção da carroceria eram os frisos instalados nas caixas de roda, feitos em borracha e metal. Não poderiam faltar, entre as opções, os para-barros, assim como também tivemos no Brasil (e eram mais comuns de ver nos Passat Iraque).

Acessórios VW para o Passat - Reino Unido, 1973
Protetor cromado para a porta, frisos de caixas de rodas e faróis de neblina eram outras opções de acessórios VW disponíveis.

Outro acessório um pouco mais polêmico remete ao velho “Sun Top” produzido no Brasil, apresentado aqui no num post de 2012 (clique aqui para acessar). Tratava-se de um acabamento externo, provavelmente de plástico ou fibra, que impedia a incidência do sol pelo vidro traseiro, sem atrapalhar a visão. Pelo menos na teoria… Era um equipamento bem conhecido nos Mustang Mach 1.

Acessórios VW para o Passat - Reino Unido, 1973
No Brasil, acessório similar foi produzido em São Paulo, com o nome “Sun Top”.

Pra finalizar, outro acessório que também chegou a ser oferecido aqui por empresas independentes: um protetor feito em plástico resistente para ser utilizado em caso de quebra do para-brisa. Um fato que não era raro e onde era necessário quebrar todo o vidro para poder ter novamente a visão da estrada e seguir com o carro até um local onde pudesse ser realizada a reposição.

Acessórios VW para o Passat - Reino Unido, 1973
O “para-brisa temporário” era utilizado em caso de quebra do para-brisa na estrada, até encontrar um local para reposição do vidro.

Aqui tivemos também a linha de acessórios VW. Não temos uma data precisava de quando começaram a ser vendidos, mas pelo menos em 1975 já havia o conta-giros disponível para o consumidor, mesmo antes do lançamento do Passat TS. E temos em 1978 o primeiro registro de um anúncio de revista com a grife “Acessórios VW”, seguidos de outros em 1980 como você podem ver em nossa área de anúncios, que foi recentemente atualizada.

 

Sobre Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Confira também

Console VW para Passat

Acessórios VW (na Alemanha): console

Hoje trouxemos mais uma curiosidade sobre o Passat. São algumas imagens de um console que ...

Deixe uma resposta