O Passat sempre teve seu nome ligado ao automobilismo no Brasil. Foram diversas categorias e tipos de provas que tiveram a participação dos “nossos” carros, incluindo um torneio exclusivo para os Passat. Dos rallyes às provas de longa duração, o Passat escreveu seu nome nas pistas brasileiras, porém nem sempre temos acesso a esse tipo de registro. Um dos poucos posts sobre o assunto que temos aqui é de um vídeo da categoria Hot-Cars narrado pelo Galvão Bueno (clique aqui para assistir).
As imagens a seguir fazem parte do fantástico acervo do amigo Gutenberg Baptista, sócio do Passat Clube – RJ. Ele competiu entre 1979 e 1993, sempre pilotando Passat. É ele quem aparece a bordo do Passat #62 nas fotos deste post, no saudoso Autódromo de Jacarepaguá.
Além de piloto, ele atualmente possui um Passat L 75/76 que tem uma história sensacional e que futuramente também será objeto de uma matéria da Home-Page do Passat. Em sua casa, um quarto foi transformado em uma verdadeira cápsula do tempo, que abriga peças de Passat, miniaturas e todo o material relativo ao seu período nas pistas.
Tive a responsabilidade e a honra de digitalizar alguns álbuns de fotos e temos muitas imagens, registradas entre 1989 a 1993, para publicação. Mas ainda não sei como publicar esse material da melhor maneira. Enquanto não descubro, divulgo algumas poucas fotos por aqui pra deixar os leitores com água na boca.
Os registros são de 1989, ano em que o Gutenberg foi o campeão estadual do Grupo N, categoria Força Livre B (motores até 1600cm³). O carro das fotos, ao longo do campeonato acabou sofrendo uma pancada forte na traseira, o que o tornou instável para as corridas mesmo após o conserto. Por conta disso, acabou sendo substituído durante o ano por uma carroceria comprada 0km na concessionária Crisauto, que ficava no bairro de São Cristóvão.
Temos fotos do estrago, do novo carro já montado, e até da nota fiscal da carroceria! Sem contar, claro, do troféu de campeão conquistado ao final do campeonato, em Jacarepaguá. Mas isso fica pra uma próxima vez…
Saudades dessa época do automobilismo nacional
Seria legal um posto detalhando as alterações mecânicas dessas categorias, principalmente quanto a alimentação (geralmente o Weber Miniprogressivo). Abraços