Ignição eletrônica Motorola

Em 2013 publicamos um post com o anúncio da ignição eletrônica Motorola (clique aqui para acessar). “O prazer de dirigir sem platinado” era a frase de efeito então usada para promover o acessório. E agora temos mais dois anúncios da época para complementar o assunto.

Os anúncios foram veiculados pelo Jornal do Brasil em 1979, nos meses de junho e outubro. “Não deixe nada atrapalhar suas férias” é o slogan usado no primeiro anúncio, seguido de uma série de vantagens alegadas para deixar o platinado. Além da eliminação do platinado e condensador, o anúncio cita a economia de combustível, partidas mais rápidas, melhor aceleração e retomada, menor índice de poluição (um argumento bem interessante para a época), entre outros.

Ignição eletrônica Motorola
Anúncio publicado no Jornal do Brasil, junho de 1979.

“Regule seu carro para sempre!”, é o slogan utilizado no anúncio de outubro do mesmo ano. E o texto continua: “Ter um veículo regulado permanentemente não é mais impossível. Com a instalação da Ignição Eletrônica Motorola sem platinado você terá o veículo definitivamente regulado, pois o sistema funciona por sensor eletromagnético, livre de qualquer atrito ou contato, não havendo nenhuma possibilidade mecânica ou elétrica para que o motor venha a se desregular como normalmente acontece com o platinado.”

E ainda cita mais vantagens do que no primeiro anúncio, como a recomendação do uso em barcos e empilhadeiras, pois “soluciona o problema semanal de queima de platinado nas empilhadeiras”, o uso em frotas para diminuir a quantidade de veículos nas oficinas para regulagem, utilização também por veículos movidos a álcool que já estavam entrando no mercado brasileiro, entre outros. A garantia era de 2 anos, sendo permitido que o módulo fosse retirado de um veículo e instalado em outro.

Ignição eletrônica Motorola
Anúncio da ignição eletrônica Motorola publicado no Jornal do Brasil, outubro de 1979.

Entre os revendedores autorizados da ignição eletrônica Motorola no Rio de Janeiro, haviam diversas concessionárias. As autorizadas VW Abolição, Bittig, Cota, Barrauto (Barra do Piraí) e Guanauto faziam companhia a concessionárias Fiat, Alfa, Chevrolet e Puma.

Atualmente o uso do platinado ainda tem seus adeptos. É um sistema que requer mesmo uma manutenção mais frequente. Isso se dá por conta do desgaste do ressalto de plástico da peça e a consequente alteração de sua abertura. Porém, é algo simples e em caso de qualquer problema, a troca do platinado e condensador tem baixo custo. Porém, ao mesmo tempo é bom lembrarmos que cada vez mais está difícil encontrar essas peças de qualidade. E, de fato, o uso da ignição eletrônica traz algumas vantagens no funcionamento do motor e um menor risco de defeitos no sistema.

Ignição eletrônica Motorola
Ignição eletrônica Motorola. Fonte: Mercado Livre.

Em minha experiência pessoal, não tive problemas com o uso do platinado e condensador nos Passat. Sempre procurei fazer a troca dessa dupla em uma quilometragem adequada, usando peças Bosch. Regular o platinado não é uma das minhas atividades preferidas. Mas sempre o fiz com o auxílio de um calibre de lâminas (e um pouco de paciência), garantindo que o sistema fique nas especificações recomendadas pela VW.

Está cada vez mais comum o uso de pequenos módulos que ficam dentro do distribuidor, no lugar do platinado. Eles fazem a função da ignição eletrônica sem a necessidade de ter a “caixinha” fixada em algum ponto do motor. Tentei usar uma vez, por volta de 2006, mas por erro de instalação ou do próprio projeto do kit adquirido, em alguns meses o sistema foi inutilizado pelo rompimento da fiação em um ponto onde não foi possível o reparo.

Há dois anos resolvi tentar novamente e até agora não me arrependo. As partidas pela manhã são mais rápidas e a lenta se mantém estável mesmo com o motor ainda frio. O desempenho e o consumo melhoraram sensivelmente e desde então eu nunca mais precisei regular o ponto do motor.

Mas entendo perfeitamente quem continua confiando no bom e velho platinado…

Sobre André Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Confira também

Acessórios para o Passat: África do Sul, 1977

Acessórios para o Passat: África do Sul, 1977

E nessa semana de aniversário da Home-Page do Passat vamos tentar trazer algumas novidades para ...

Um comentário

  1. tenho um desse na caixa

Deixe uma resposta