Em 2013 publicamos um post com o anúncio da ignição eletrônica Motorola (clique aqui para acessar). “O prazer de dirigir sem platinado” era a frase de efeito então usada para promover o acessório. E agora temos mais dois anúncios da época para complementar o assunto.
Os anúncios foram veiculados pelo Jornal do Brasil em 1979, nos meses de junho e outubro. “Não deixe nada atrapalhar suas férias” é o slogan usado no primeiro anúncio, seguido de uma série de vantagens alegadas para deixar o platinado. Além da eliminação do platinado e condensador, o anúncio cita a economia de combustível, partidas mais rápidas, melhor aceleração e retomada, menor índice de poluição (um argumento bem interessante para a época), entre outros.
“Regule seu carro para sempre!”, é o slogan utilizado no anúncio de outubro do mesmo ano. E o texto continua: “Ter um veículo regulado permanentemente não é mais impossível. Com a instalação da Ignição Eletrônica Motorola sem platinado você terá o veículo definitivamente regulado, pois o sistema funciona por sensor eletromagnético, livre de qualquer atrito ou contato, não havendo nenhuma possibilidade mecânica ou elétrica para que o motor venha a se desregular como normalmente acontece com o platinado.”
E ainda cita mais vantagens do que no primeiro anúncio, como a recomendação do uso em barcos e empilhadeiras, pois “soluciona o problema semanal de queima de platinado nas empilhadeiras”, o uso em frotas para diminuir a quantidade de veículos nas oficinas para regulagem, utilização também por veículos movidos a álcool que já estavam entrando no mercado brasileiro, entre outros. A garantia era de 2 anos, sendo permitido que o módulo fosse retirado de um veículo e instalado em outro.
Entre os revendedores autorizados da ignição eletrônica Motorola no Rio de Janeiro, haviam diversas concessionárias. As autorizadas VW Abolição, Bittig, Cota, Barrauto (Barra do Piraí) e Guanauto faziam companhia a concessionárias Fiat, Alfa, Chevrolet e Puma.
Atualmente o uso do platinado ainda tem seus adeptos. É um sistema que requer mesmo uma manutenção mais frequente. Isso se dá por conta do desgaste do ressalto de plástico da peça e a consequente alteração de sua abertura. Porém, é algo simples e em caso de qualquer problema, a troca do platinado e condensador tem baixo custo. Porém, ao mesmo tempo é bom lembrarmos que cada vez mais está difícil encontrar essas peças de qualidade. E, de fato, o uso da ignição eletrônica traz algumas vantagens no funcionamento do motor e um menor risco de defeitos no sistema.
Em minha experiência pessoal, não tive problemas com o uso do platinado e condensador nos Passat. Sempre procurei fazer a troca dessa dupla em uma quilometragem adequada, usando peças Bosch. Regular o platinado não é uma das minhas atividades preferidas. Mas sempre o fiz com o auxílio de um calibre de lâminas (e um pouco de paciência), garantindo que o sistema fique nas especificações recomendadas pela VW.
Está cada vez mais comum o uso de pequenos módulos que ficam dentro do distribuidor, no lugar do platinado. Eles fazem a função da ignição eletrônica sem a necessidade de ter a “caixinha” fixada em algum ponto do motor. Tentei usar uma vez, por volta de 2006, mas por erro de instalação ou do próprio projeto do kit adquirido, em alguns meses o sistema foi inutilizado pelo rompimento da fiação em um ponto onde não foi possível o reparo.
Há dois anos resolvi tentar novamente e até agora não me arrependo. As partidas pela manhã são mais rápidas e a lenta se mantém estável mesmo com o motor ainda frio. O desempenho e o consumo melhoraram sensivelmente e desde então eu nunca mais precisei regular o ponto do motor.
Mas entendo perfeitamente quem continua confiando no bom e velho platinado…
tenho um desse na caixa