Home / Cidadão do Mundo / Cidadão do Mundo: Passat 5 portas 1981

Cidadão do Mundo: Passat 5 portas 1981

Os Passat 5 portas foram produzidos em número razoável por aqui, porém exclusivamente para exportação, como já foi registrado algumas vezes aqui na Home-Page do Passat. Mesmo com algumas unidades tendo permanecido no Brasil, as imagens desses exemplares sempre causam curiosidade aos leitores do site. Dessa vez encontramos um exemplar, da versão LS, ano 1981, a venda no Uruguai, na bela Colonia del Sacramento.

Passat 5 portas - Uruguai

O anúncio deste Passat diz que o veículo é de segundo dono, e do mesmo proprietário há 30 anos. Além disso, possui ar-condicionado, como podemos ver em uma das imagens, e até direção hidráulica. Não temos imagens do motor, mas como essa adaptação já é conhecida no Brasil, nada impede que a informação seja real e não um equívoco. O valor pedido é de 3000 dólares, o que dá aproximadamente R$9.700 na cotação do dia da publicação deste post.

Passat 5 portas - Uruguai
Interior e porta-malas do Passat 5 portas, versão LS.

As poucas fotos do interior mostram que ele parece, pelo menos, razoável. O que já é uma ótima coisa quando se trata de Passat anunciados em outros países da América do Sul. O ângulo da foto do painel não mostra rachaduras e o volante ainda é o original, assim como o comando de acionamento do ar-condicionado. Os instrumentos do painel também permanecem os originais, com o relógio da versão LS. Em geral, é bem mais comum encontrarmos os Passat LSE (ou LDE) a venda por lá. E raros Passat TS.

Passat 5 portas - Uruguai
Parte externa do Passat 5 portas a venda no Uruguai.

O exemplar necessita de cuidados gerais para se tornar um objeto de coleção, como é possível perceber nas imagens. Não é como o belíssimo LSE 1981 com interior bege que publicamos aqui recentemente (clique aqui para acessar). Mas aparentemente, não é nada impossível.

É quase certo que o destino deste Passat 5 portas será continuar sendo um carro de uso normal por lá, sofrendo até não ter mais condições de ser restaurado. É, infelizmente, a ordem natural das coisas. Enquanto isso, seguimos o jogo por aqui fazendo o mesmo: vendo boa parte dos Passat sendo levados para um caminho sem volta e alguns poucos sendo salvos.

 

Sobre Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Confira também

Passat Iraque 1988 no Chile

Iraque no Chile

E o Cidadão do Mundo chegou ao Chile! Um país onde o número razoável de ...

Deixe uma resposta