Home / Acessórios / Rodas Inapal

Rodas Inapal

Item praticamente obrigatório na personalização de um carro, muitas marcas de rodas aparecem e somem com o passar do tempo. Algumas marcas são famosas e lembradas com facilidade no meio antigomobilista. É o caso, por exemplo, da Scorro, que mostramos alguns anúncios e modelos de roda neste post de janeiro. O post de hoje vai mostrar uma marca pouco conhecida por aqui: a Inapal.

Anúncio das rodas Inapal - Agosto de 1980
Anúncio das rodas Inapal (esq.): revista Quatro Rodas de agosto de 1980. No detalhe (dir.), a imagem ampliada dos modelos apresentados.

A Indústria Nacional de Acessórios para Automóveis Ltda. é uma indústria de origem portuguesa, até hoje em funcionamento da cidade de Trofa, região do Porto. No Brasil, encontramos dois endereços da época: em São Paulo, havia um escritório na Avenida Paulista.

Já no Rio de Janeiro, o endereço é de um galpão que existe até hoje no bairro de Bonsucesso. Os registros de anúncios encontrados da empresa no Brasil são de 1980. Prometendo “Arrojo esportivo. Sempre com muita classe.”, a Inapal oferecia pelo menos 5 desenhos diferentes de rodas esportivas, de 3, 4 e 5 furos, como pode ser visto no anúncio da revista Quatro Rodas de agosto de 1980.

Anúncio das rodas Inapal - 31 de Outubro de 1980
O anúncio das “Rodas de magnésio” Inapal, publicado no Jornal do Brasil no dia 31 de outubro de 1980.

No Rio de Janeiro, quem quisesse instalar rodas Inapal poderia se dirigir ao antigo supermercado Boulevard da Rua Maxwell, na Tijuca, e escolher o modelo. O anúncio encontrado foi publicado no Jornal do Brasil do dia 31 de outubro de 1980. Nela aparece o modelo 700 como sendo o disponível para o Passat.

Passat LS 1980 com rodas Inapal
Passat LS 1980 com rodas Inapal, modelo 700, no Rio de Janeiro.

Conhecemos um Passat LS 1980, na cor Marrom Avelã, que recebeu essas rodas quando novo. Comprado do primeiro proprietário em 2016, o exemplar foi mantido com alto índice de originalidade e o jogo de rodas Inapal o acompanhou durante 36 anos. Hoje essas rodas se encontram devidamente guardadas. É, até então, o único registro de rodas dessa marca em Passat que temos. Mesmo em outros carros, encontramos apenas citações e nada mais.

Roda Inapal
No detalhe, o modelo 700 da Inapal.

Conhece outro Passat que use rodas Inapal ou chegou a usar em tempos passados? Mande as fotos pra gente!

Sobre Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Confira também

Consumômetro Wattecnica

Consumômetro Wattecnica

Os computadores de bordo ficaram famosos no Brasil através da Chevrolet, no final dos anos ...

Deixe uma resposta