Bancos com regulagem de altura na linha 1984

É comum que algumas modificações na linha Passat causem dúvidas sobre o ano de sua introdução. Se muitas vezes nos deparamos com dúvidas simples como a mudança de faróis e lanternas (devidamente explicados aqui e aqui, respectivamente), a coisa fica um pouco mais complicada com aquelas modificações que aparecem menos. Por isso o post de hoje é bem simples, mas serve como um registro de quando os bancos com regulagem de altura foram introduzidos na linha Passat e também no Voyage e Parati.

Apesar de ser citada na maior parte das publicações de época que apresentavam a linha 1984, o que nos chamou a atenção foi uma pequena matéria, exclusiva sobre o assunto, publicada no jornal Alto Madeira, de Porto Velho – RO, no dia 8 de novembro de 1983.

Segue abaixo o texto da matéria, que levava o título “Lançamento Volkswagen: bancos com regulagem de altura”:

“Uma das novidades da linha Volkswagen para 1984 é um assento exclusivo com regulagem de altura, que está sendo apresentado, pela primeira vez no Brasil, como equipamento de série nos modelos Passat Pointer (banco Recaro de série), Paddock, Voyage GLS e Parati GLS.

Com uma regulagem extremamente prática (uma alavanca do lado esquerdo do motorista), os assentos com variação de altura fazem parte integrante de uma nova política de produto dos automóveis Volkswagen que, à partir dos modelos 84, oferecem um acabamento interno mais sofisticado, com reais vantagens em termos de custo/benefício.

Bancos com regulagem de altura - Linha 1984
As ilustrações divulgadas no jornal Alto Madeira, mostram como a possibilidade da regulagem de altura dos bancos, em conjunto com a regulagem do encosto, otimizavam o ângulo de visão de motoristas de diferentes estaturas.

Uma opção

Além disso, o comprador estará recebendo uma opção adicional de segurança, principalmente as mulheres e os homens de tamanho menor que o motorista padrão brasileiro. Como se pode observar pelas ilustrações anexas, os novos bancos (normais ou do tipo Recaro, mais anatômicos e esportivos), permitem otimizar a posição e o ângulo de visão do motorista (A), não só pela regulagem horizontal, como também vertical (B). Ao mesmo tempo, os novos assentos dispõem de um encosto com formato anatômico mais pronunciado, e uma regulagem milimétrica que permite variar o ângulo de inclinação até a horizontal.”

Além dos GTS Pointer e LSE Paddock, citados na matéria, vale lembrar aqui que os bancos com regulagem de altura também era de série nos Passat LSE “Iraque“, colocados no mercado em 1986.

Sobre André Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Confira também

Tabela de Cores VW 1981

Tabela de cores VW: 1981

Um post curto pra aquecer e pensar em textos maiores… Apresentamos um material que chegou ...

2 comentários

  1. Excelente resgate. Caramba de onde tirou essa matéria? Mas há no catálogo a informação que os assentos com regulagem de altura (e tb os recaro) começaram a ser oferecidos em NOV/82, possivelmente já como linha 83. Eu fiz uma pesquisa extensa sobre o Passat Sport e até então havia concluído que ele era o primeiro modelo a oferecer Bancos com regulagem de altura na linha VW, assim como o primeiro VW a oferecer o teto solar de fabrica. O teto mantive a certeza pois começou em AGO/83. Mas a regulagem de altura nos bancos eu creio que a data correta é 11/82 mesmo. Se precisar, as informações estão a disposição.

    • Bem lembrado sobre o Sport, Alex! Como a matéria trata dos modelos de série, e os textos de jornal sempre eram (ou ainda são) baseados nas informações que a fábrica envia, possivelmente por isso não falaram do Sport (apesar de toda matéria sobre ele citar os bancos Recaro, não citam a regulagem de altura). O lançamento do Sport mesmo é comumente citado nas matérias de época (entre agosto e outubro de 1983) que apresentam a linha 1984 do Passat, citando o lançamento da série especial simultaneamente a nova linha.

      Mas não tenho material sobre a regulagem de altura dos bancos antes disso. Se puder enviar, adiciono aqui.

Deixe uma resposta