O Circo Voador é um tradicional espaço cultural da cidade do Rio de Janeiro. O local foi palco de uma variedade de espetáculos musicais e de teatro, além de ter sido o berço de diversos atores, cantores e bandas. Sua primeira montagem aconteceu em janeiro de 1982, na praia do Arpoador, em Ipanema. O espaço tinha a previsão de se estabelecer por apenas 1 mês, porém acabou se estendendo até o mês de março. As fotos que trazemos neste post foram registradas exatamente neste período de três meses.
Mas não estamos aqui pra falar exatamente do Circo Voador. Vamos nos ater a informações mais superficiais e mostrar o que mais interessa ao nosso blog. Além da bela paisagem do Arpoador e do próprio Circo Voador, que ainda traz lembranças para muitos que viveram aquela época, o leitor não deixará de notar os carros que faziam parte daquele cenário. E não apenas os Passat…
Nas fotos acima, é fácil perceber a variedade de carros. Não apenas os VW, refrigerados a ar ou não, mas também carros de outras montadoras. Até mesmo um Bugre e um Camaro, que eu chutaria ser 1967 ou 1968, com um belíssimo teto de vinil. Também é possível ver alguns carros devidamente equipados, como era de se esperar em um ambiente com muitos jovens. A Variant levemente personalizada, com a saia inferior pintada na cor do carro e o adesivo “Surf” utilizado no Passat, também chama a atenção.
E os Passat, claro, não poderiam faltar. Entre 1978 e 1980 o Passat havia alcançado seus maiores índices de venda. O modelo conquistou diferentes perfis de consumidor e sua presença nas ruas era constante. Nas imagens em tamanho original, foi possível encontrar alguns exemplares interessantes.
O principal achado foi um exemplar do Passat 4M. Estacionado ao lado de outro Passat, 1974 ou 1975, o 4M em questão ainda utilizava garras protetoras no pára-choque… Curiosamente, assim como utilizava na mesma época o 4M deste que escreve este post. Publiquei algumas fotos, também de 1982, neste post do início do blog. Se era ou não o mesmo carro, creio que eu nunca descobrirei. Mas a possibilidade existe…
Pois bem, voltando a história resumida do Circo Voador… Após a desmontagem da lona neste local, em março de 1982 o grupo responsável pela idéia buscou alternativas para a continuidade do projeto em outro local. Até que em outubro do mesmo ano, o Circo Voador se estabeleceu próximo aos Arcos da Lapa, onde funcionou até 1996.
Seu fechamento envolveu uma grande polêmica com o então prefeito César Maia, cujo sucessor recém eleito resolveu comemorar a vitória das eleições no local, acreditem, no mesmo dia da apresentação das bandas punk Ratos de Porão e Garotos Podres. A comitiva foi expulsa do local pelo pequeno público, em uma história que pode ser lida neste link, e o incidente serviu como desculpa para a interdição do local.
Apenas em julho de 2004 o Circo Voador foi reaberto, no mesmo local, e está em funcionamento até hoje. Além dos shows e festas, a associação responsável pelo seu funcionamento mantém, desde 1984, uma creche que atende em média 100 crianças por dia em horário integral.