Home / Acessórios / Rodas Glicério

Rodas Glicério

Para boa parte dos antigomobilistas, a Metalúrgica Glicério S/A sempre foi sinônimo de calotas. Além do mercado de acessórios, a empresa também foi fornecedora de montadoras, incluindo a própria Volkswagen do Brasil. Uma das imagens deste post, por exemplo, foi retirada de um anúncio de duas páginas em 1957 no jornal Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, onde a montadora alemã agradece a pouco mais de 20 fornecedores e lista a Glicério entre eles.

Não é muito fácil encontrar detalhes sobre a história da empresa, mas o site Opasgarage, que tem ótimas curiosidades sobre acessórios antigos, conta um pouco de como surgiu a Glicério neste link. E nem todos se recordam das rodas Glicério, que começaram a ser produzidas a medida em que o uso de calotas nos automóveis foi diminuindo.

Parte de um anúncio da VW em 1957, no jornal Correio da Manhã, lista a Glicério como um de seus fornecedores, ao lado da Arteb (acima). Abaixo, anúncio de 1966 no Diário de Pernambuco.
Parte de um anúncio da VW em 1957, no jornal Correio da Manhã, lista a Glicério como um de seus fornecedores, ao lado da Arteb (acima). Abaixo, anúncio de 1966 no Diário de Pernambuco.

Os primeiros registros de anúncios das rodas Glicério que conseguimos encontrar foi em março de 1979. Publicado na revista Quatro Rodas daquele mês, a peça publicitária trazia o mesmo modelo de desenho de rodas, com duas opções de centro. Com tala 6″ e, obviamente, aro 13″ conforme o natural da época, o texto especificava que as rodas eram para uso nos Passat.

Rodas Glicério - Março de 1979
O primeiro registro encontrado das Rodas Glicério, em março de 1979.

A linha Itália das rodas Glicério, com centro removível, mereceu anúncio de página inteira na Quatro Rodas de agosto de 1980. O texto do anúncio não citava o Passat entre os modelos disponíveis, mas vale aqui o registro. Era citado como novidade no Brasil, além de “inquebrável”, ser 50% mais leve, entre outras qualidades.

Rodas Glicério, linha Itália - Agosto de 1980
Linha Itália, com centro substituível – Agosto de 1980

 

Outros modelo de rodas foram anunciados em seguida para o Passat, ainda em 1980 e também no ano seguinte. Os desenhos mais conhecidos, e que também foram utilizados por outras fabricantes de rodas, foram inspirados nas até hoje famosas Phone Dial utilizada nos Porsche e nas chamadas Dragster.

 

Essa época foi rica em opções de acessórios e as rodas eram o ponto alto da personalização, quando era desnecessário o uso de aros enormes para chamar a atenção e nem havia pneus disponíveis no mercado para isso. Já mostramos aqui, por exemplo, as rodas Scorro e as pouco conhecidas Inapal que poderiam equipar os Passat.

Rodas Glicério - 1980 e 1981
Anúncios publicados na revista Quatro Rodas em Outubro e Dezembro de 1980, e Maio de 1981.

 

Rodas Glicério - Novembro de 1981
O anúncio de novembro de 1981 trazia uma curiosa opção do desenho inspirado nas rodas Porsche para uso no Corcel.

As calotas, porém, não foram abandonadas. O último registro que encontramos deste item com modelos indicados para o Passat foi publicado em setembro de 1984, também na revista Quatro Rodas. Com desenhos semelhantes a rodas já existentes na época, elas eram opções obviamente menos sofisticadas para quem queria personalizar seu carro, porém com menor custo.

Calotas Glicério - Setembro de 1984
Calotas Glicério – Setembro de 1984

Sobre Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Confira também

Console VW para Passat

Acessórios VW (na Alemanha): console

Hoje trouxemos mais uma curiosidade sobre o Passat. São algumas imagens de um console que ...

Deixe uma resposta