As rodas do Passat GTS 83

O post de hoje traz a informação, com base em informações oficiais da Volkswagen, sobre as rodas de série do Passat GTS 1983. Um assunto bem simples, mas cujas imagens são raras. Este artigo pode ser classificado como um complemento a uma informação publicada recentemente em nosso artigo “Todas as rodas usadas no Passat“. Além disso, não deixa de ser um registro de fácil acesso para aqueles que de fato gostam e estudam a história do Passat no Brasil.

Os dados sobre o uso das rodas de aço como item de série no Passat GTS, assim como já citado na matéria cujo link se encontra acima, era um dos itens que eram mencionados no manual do proprietário da linha 1983 do Passat. Como um bônus, a edição do mês de Maio de 1983 da revista Quatro Rodas também trazia a mesma informação ao apresentar o teste da nova versão esportiva do Passat.

E embora esses dados estivessem sempre ali com acesso fácil, de maneira oficial no caso do manual, era o tipo de coisa que passava despercebida em meio a tantas outras informações.

 

E apesar de oficial, ainda tivemos o cuidado de citar na matéria que o Passat GTS 1983 comumente era visto com as rodas de liga, então opcionais. Um comparativo foi feito com os apoios de cabeça dos bancos dianteiros, que mesmo no folder de divulgação da linha 1980, aparecem como um item opcional para as versões LS e LSE. Mesmo que esta última trouxesse de série os apoios de cabeça para o banco traseiro.

Os encostos de cabeça nos bancos dianteiros eram de série apenas no Passat TS e também no espartano Passat Surf. Era o típico opcional obrigatório que alguns modelos possuem. Nada mais natural, em um mercado onde itens como este eram cada vez mais comuns e requisitados pelos compradores.

E entre as diversas pessoas que conviveram com Passat 0 km na época que eu tive a oportunidade de consultar para tirar essa dúvida, apenas uma delas se lembrava de ter visto um Passat GTS ainda novo com rodas de aço. Como complemento a informação inicial, ainda nos foi passado que elas também utilizavam as calotinhas centrais cromadas, como as demais versões daquele ano.

Porém todas as imagens daquela época, de divulgação ou não, mostravam os exemplares desta versão com as rodas de liga que eram oferecidas como opcionais para todas as versões de 1983. Mesmo nos testes de apresentação da linha 83, os carros utilizados – de versões LS ou GLS – não usavam rodas de aço.

O raro registro do Passat GTS 1983 com suas rodas de série

Enfim, depois de muito tempo, acabei encontrando nos meus arquivos a imagem que faltava e ela merece ficar nos registros do nosso blog para futuras consultas. Inicialmente, encontrei uma imagem em preto e branco no jornal Correio Riograndense, da bela cidade gaúcha de Caxias do Sul, em sua edição do dia 15 de setembro de 1982 apresentava as novidades da linha Passat 1983. Na matéria que falava sobre a linha Passat 83, uma das fotografias mostrava um Passat GTS que era equipado com suas rodas de série.

Passat GTS 1983 com rodas de aço originais
Imagem de divulgação da VW apresentando o Passat GTS 1983 com suas rodas de série, em aço estampado. Fonte: imagem de divulgação cedida por Régis Damiani.

E este post foi assim por quase 2 anos… Eis que em maio de 2020, aparece no grupo Memória da Indústria Automobilística Brasileira, no Facebook, um raríssimo folder da época, publicado pelo Régis Damiani. E nas páginas centrais, a mesma imagem que aqui esteve por muitos meses. Porém, agora, em melhor qualidade e colorida. Agradeço ao Régis por permitir o uso da imagem pela Home-Page do Passat!

E não há dúvidas de que o modelo da imagem é, de fato, da então nova versão esportiva da linha 83. Os emblemas posicionados na grade e na lateral esquerda do carro, além da faixa preta abaixo dos vidros laterais, deixam isto bem claro. Como pode ser observado também, apesar do fundo preto da foto, o exemplar ainda trazia o aerofólio de vida curta.

Claro que não há nada melhor do que uma foto de divulgação da própria Volkswagen para eliminar qualquer tipo de dúvida. Mesmo que esta configuração tenha sido muito difícil de ver, raríssima não apenas pelas rodas de aço, mas também pelo aerofólio em conjunto, mesmo naquela época.

Fica o registro, então, para que seja mais um material de referência aos proprietários e entusiastas do Passat. Em especial aqueles interessados no Passat GTS.

Sobre André Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Confira também

Cidadão do Mundo: Dasher Champagne Edition

Uma versão bem interessante que esteve a venda recentemente no Ebay é este Champagne Edition. ...

Deixe uma resposta