Home / História / O lançamento do Passat em Recife

O lançamento do Passat em Recife

A Home-Page do Passat vem, aos poucos, reunindo diversas notícias de jornais e revistas de época que ajudam a contar um pouco mais da história do modelo no Brasil. Afinal, não eram apenas as revistas especializadas que informavam a população sobre as novidades da indústria automotiva. Havia um sem número de assuntos que eram tratados com frequência tanto em pequenas notas quanto em notícias que mereciam maior espaço. Este é o caso de hoje, onde mostraremos a repercussão do lançamento do Passat em Recife.

Já mostramos notícias de jornais aqui no blog, em diversas ocasiões. E os assuntos publicados costumavam ser bem variados. As notícias poderiam ser, por exemplo, sobre as novidades da linha, testes, impressões ao dirigir, notas de colunas sociais de pequenos jornais locais dizendo que algum fulano da cidade havia comprado um Passat, entre outros.

Um dos assuntos mais interessantes, e que é o caso desta publicação, eram os eventos de lançamento do Passat realizados por concessionárias. Estes eventos, em geral, eram voltados para autoridades e demais convidados. Falamos em 2017, neste post, sobre um evento deste tipo realizado pela concessionária Wisintainer, na cidade de Caxias do Sul (RS).

Desta vez, mostramos aqui o registro do evento de lançamento do Passat na capital de Pernambuco. A festa foi organizada pelas revendas autorizadas da capital pernambucana e realizada nas dependências do Caxangá Golf Club no dia 25 de julho de 1974. No dia 28 de julho o jornal Diário de Pernambuco publicava um artigo sobre este evento, relatando também de maneira resumida algumas características do novo automóvel da Volkswagen brasileira. A íntegra da matéria que levava o título “Passat” atrai recifenses no seu lançamento oficial, você confere abaixo:

“Foi dos mais concorridos o coquetel de apresentação do Passat, a autoridades, imprensa especializada e convidados recifenses, promovido pelos revendedores autorizados da linha Volkswagen, durante festa no Caxangá Golf Clube.

Recordista na Europa, onde foi lançado há um ano, totalizando mais de 250 mil unidades, o VW-Passat brasileiro iniciou quinta-feira última, nesta cidade, a sua corrida em busca do mesmo sucesso junto ao público pernambucano.

Lançamento do Passat em Recife: 25 de julho de 1974
Créditos da imagem: jornal Diário de Pernambuco

O veículo já foi apresentado aos 790 revendedores autorizados da fábrica, reunidos em convenção no Hotel Nacional e, num programa à parte, a 150 jornalistas de todo o país, que tiveram a oportunidade de submeter o novo VW às suas primeiras avaliações num “test-drive” realizado na Barra da Tijuca.

Tanto o Passat L como o LS oferecem a opção de dez cores normais, além de cinco outras metálicas. As cores da carroceria são: Branco Lótus, Vermelho Rubi, Amarelo Safári, Bege Alabastro, Ocre Marajó, Marrom Caravela, Verde Místico, Verde Hippie, Azul Caiçara e Azul Safira, mais as metálicas Azul Apolo, Azul Titânio, Verde Mentol, Castanho e Violeta Pop. Para todas as cores da carroceria, o estofamento padrão é o preto.

 

Preço

Não conseguimos saber o preço real do Passat, distribuído no comércio local, todavia sabemos que, colocado em São Paulo, seu preço é de Cr$31.790,00 e Cr$33.779,00 para o “LS”. O sr. Wolfgang Sauer, presidente da Volkswagen do Brasil, informou que em julho a empresa deverá totalizar a fabricar mil desses veículos, passando a triplicar essa produção a partir de agosto.”

A legenda da foto utilizada informava ainda que você poderia ver o Passat em Recife, em exposição nas seguintes autorizadas: Sael, Meira Lins, Alvesa, Permol, CDV, Olinda Motor e Boa Viagem Veículos.

Continuaremos em busca de mais informações, não apenas sobre o lançamento do Passat em diferentes cidades do Brasil, mas também sobre qualquer notícia relevante que tenha sido publicada ao longo do seu período de produção no país.

Sobre Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Confira também

São Leopoldo, 1974 - Lançamento do Passat

Lançamento do Passat em São Leopoldo – RS, 1974

E que ótimas imagens o amigo e leitor Rodrigo Abreu publicou no grupo da Home-Page ...

Deixe uma resposta