É uma informação bem conhecida de todos os admiradores do Passat que o modelo alcançou um bom número de vendas em diversos países. Temos registros de sua presença em todos os continentes devidamente habitados do planeta. Nas Américas, além do Brasil, o Passat foi vendido em países da América do Sul como o Uruguai, Peru e muitos outros. Da mesma forma, EUA e Canadá receberam um bom número de Passat, os chamados Dasher, inclusive na versão station wagon.
África, Oceania e Ásia tiveram seus exemplares na África do Sul, que produziu o Passat localmente, além da Nigéria, Iraque, Austrália e até mesmo no Japão, entre outros. Anúncios veiculados pela Volkswagen do Brasil em 1982 falavam em mais de 40 países onde o Passat era comercializado. E não podemos esquecer, claro, a Europa, onde tudo começou e de onde nossa seção Cidadão do Mundo costuma publicar alguns exemplares que ainda são preservados no por lá. Mas pouco encontramos sobre o Passat em Portugal.
Portanto, trazemos hoje algumas imagens digitalizadas diretamente d’além mar. O material de divulgação da Volkswagen de Portugal consta como sendo do ano de 1978. Mas não podemos afirmar sem antes obter maiores informações. Apesar da configuração externa ser igual a vendida no Brasil na mesma época, ainda com os faróis redondos, pára-choques de lâminas de aço sem polainas, entre outros detalhes, neste ano o Passat produzido na Alemanha já havia sofrido seu facelift, com alterações na carroceria, pára-choque, faróis, lanternas, entre outros.
E acreditamos que o mercado português fosse abastecido com exemplares produzidos na Alemanha, apesar de não termos informação suficiente sobre este assunto.
Seguindo os dados do próprio material, o Passat em Portugal era oferecido, aparentemente, em versão única, sem distinção de acabamento como L ou LS. “Um conceito de bom senso”, dizia o slogan. Algumas das qualidades exaltadas eram as mesmas usadas como argumento de vendas no Brasil, como o duplo circuito de freios em diagonal e o raio de rolagem negativo.
Outras informações dão conta de que o Passat era oferecido por lá nessa época com motor 1.471cm³, assim como no Brasil, rodas de tala 4,5″ e pneus 155 SR 13. Havia opções de carroceria com 2, 3, 4 e 5 portas, em 5 cores que não são citadas. No interior, os encostos de cabeça nos bancos dianteiros eram de série. A garantia oferecida era de 1 ano, sem limite de quilometragem.
Vamos aguardar se algum leitor d’além mar nos ajuda com maiores informações sobre o Passat em Portugal!