Dasher Wagon 1977

Enquanto a maioria dos países onde o Passat da primeira geração foi vendido tiveram a opção do Passat Variant, (Dasher Wagon ou suas variações de nome dependendo do país), o Brasil, curiosamente o país onde essa geração foi produzida por mais tempo, não teve a sua versão SW. Por aqui, quem desejasse uma perua Passat deveria desembolsar altíssimos valores e encomendar uma versão especial, transformada por empresas como a Dacon, Sorana ou Besouro.

Nos EUA e Canadá, a Dasher Wagon era uma opção econômica e vantajosa frente aos concorrentes após a crise do petróleo e foi vendida até 1981 (nosso canal do Youtube, entre outros vídeos, tem este comercial do modelo Diesel do último ano de fabricação). Já tivemos alguns modelos publicados por aqui, como esta de 1976. Encontramos este modelo 1977 a venda no site Craigslist, que nos faz pensar em fazer besteira.

Dasher Wagon 1977

Com toques de personalização de muito bom gosto, externamente este exemplar conta com rodas Avus (ou snowflake, como passaram a ser popularmente conhecidas) e a suspensão levemente rebaixada como itens principais. Em uma rápida observação, não faltam frisos ou qualquer coisa que desabone a sua aparência.

Internamente, bancos dianteiros e volante do Scirocco, acompanhando o interior marrom, caíram muito bem e deram o ar esportivo necessário, apesar do câmbio automático (gostamos… porém não combina com um carro com toque esportivo).

Volante e bancos dianteiros do Scirocco.

Pra fechar o conjunto, o motor original foi trocado por um modelo 1.8 com injeção eletrônica. Sem dúvidas, uma Dasher Wagon de encher os olhos. Junto com o carro seguem mais dois jogos de rodas: as originais e também as “pingo d’água”. Como nem tudo é perfeito, o vendedor informa que o carro precisa de reparos: bomba d’água, cilindros do freio traseiro e uma atenção com os instrumentos do painel, que não estão funcionando. Aparentemente, nada complicado de resolver.

Dasher Wagon 1977

O valor pedido por esta Dasher Wagon é de US$3.950, o equivalente a cerca de R$15.400 na cotação do dia da publicação deste post. Se este carro estivesse no Brasil pelo mesmo valor, seria disputado a tapa.

Sobre André Grigorevski

Fundador da Home-Page do Passat e presidente do Passat Clube - RJ.

Confira também

Passat Iraque 1985

Passat Iraque 1985 no Chile

Depois de uns bons meses de ausência, por diversos motivos justificáveis, estamos de volta! Vamos ...

Um comentário

  1. Quem dera… rsrs

Deixe uma resposta