O post de hoje é, claro, sobre o Passat, mas também sobre este site que desde 1996 armazena informações de todo o tipo sobre esse modelo que marcou a história da Volkswagen e que completará 23 anos em agosto. Entramos, portanto, no ano XXIII deste espaço virtual. Tempo que é maior, cabe aqui a reflexão, que a idade de parte dos leitores do site (leitores sim, e não simplesmente visitantes). Portanto, acredito que depois de tanto tempo dedicado ao Passat, de vez em quando também podemos falar um pouco da Home-Page do Passat.
Pois bem, tivemos em 2018 algumas novidades. No site principal, foram 10 novos artigos, um dos quais na área destinada a modelos especiais, sobre o pouco conhecido Passat Dacril. Não tivemos em 2018 nenhuma matéria detalhando alguma versão, como foi o caso do Passat Special, nosso último artigo com este objetivo. Temos planos de escrever mais matérias assim em breve… Enquaunto isso, ajudamos os leitores a encontrar o caminho das pedras para identificar a versão do seu Passat, no caso de exemplares com erros de cadastro, como a falta da versão no documento, assunto que também abordamos no ano que passou.
E seria impossível não citar a matéria mais divertida de produzir, com um comparativo entre o Passat LS e o Corcel II L após 40 anos! Deixando de lado as preferências pessoais e os comentários que tivemos não apenas no artigo, mas também no Facebook e YouTube (inscreva-se!) defendendo um ou outro modelo, poder dirigir os dois exemplares que ilustraram a matéria foi uma agradável sensação de voltar no tempo.
E, ao contrário de qualquer fanatismo que vez ou outra podemos ver em sites dedicados a um modelo específico, é importante saber reconhecer as qualidades dos concorrentes que o Passat teve ao longo de sua produção.
Com o objetivo de ajudar o proprietários e admiradores do Passat a ter mais material de referência disponível, voltamos a publicar os testes de revistas. Foram pouco mais de 10 matérias adicionadas nesta área ao longo do ano, abordando todas as épocas de produção do Passat no Brasil, e com muito material ainda para publicar futuramente.
Também tivemos algumas coberturas de eventos e uma grande atualização da nossa área de propagandas e catálogos, que saltou de 89 para quase 300 imagens, incluindo material não apenas do Brasil, mas também de outros países. E já temos mais anúncios e páginas de catálogos oficiais para outra atualização.
E aqui neste blog, que usamos para informações mais rápidas e curiosidades que nem sempre justificam uma matéria, foram cerca de 60 novas publicações. A de maior número de visitas foi o nosso post Denatran anula vistorias de placa preta pela internet, publicado em março e cujo texto também foi cedido aos amigos do portal Maxicar.
O assunto é sempre polêmico e desta vez não poderia deixar de ser diferente. Como escrevemos na época, “Não podemos afirmar, ainda, que este ofício trará algum benefício ou se algum certificado será de fato anulado, como deveria. Mas esta é a expectativa da FBVA e de todos que lutam por um antigomobilismo sério no Brasil.” E passados vários meses, não temos informações sobre certificados anulados ou clubes descredenciados.
A única coisa que parece definitiva é que, também como falamos na mesma época, “de nada adianta bradar contra a corrupção mas achar absolutamente normal a venda de Certificados de Originalidade pra qualquer tipo de veículo, mesmo que contra os princípios da legislação.” E é apenas por este motivo que ocasionalmente voltamos a este tema aqui. Afinal, ainda acreditamos no antigomobilista e nos clubes que desenvolvem um trabalho sério. Não há bajulação de carros com placas treta neste espaço.
Outros assuntos e publicações tiveram destaque, como as imagens no galpão da Dacon em 1982 (assunto que ainda há o que falar), personalizações de época, acessórios, imagens antigas onde o Passat estava inserido no cotidiano, a presença do Passat em diversas regiões do mundo (como neste teste na Escandinávia, a temperaturas extremamente baixas), e muito mais.
Em um balanço rápido, tivemos uma nova publicação (ou seja, uma novidade sobre o Passat) a cada 4 dias, aproximadamente. O que, para um site de caráter estritamente pessoal e não comercial, sobre um carro que deixou de ser produzido a 30 anos, pode ser considerado um bom número. Ainda há muito, mas muito mesmo, o que publicar. Aos poucos chegaremos lá, aumentando ainda mais o acervo de informações, com muita pesquisa e o imprescindível apoio dos leitores e amigos que também nos ajudam com material de extrema qualidade e sem o qual muitas dessas matérias não seriam possíveis.
Que o ano que se inicia traga mais novidades por aqui… Um feliz 2019!