Quem nunca ouviu falar da Equipe Esteves? A famosa trupe de pilotos, desde os anos 70, tem seu nome automaticamente ligado a acrobacias com veículos Volkswagen e já trouxe entretenimento para milhões de pessoas desde então.
Não sei dizer ao certo quando começaram os shows de acrobacias com carros no Brasil, que geralmente estão ligadas a alguma montadora e patrocinados por concessionárias. E nem é o objetivo deste post trazer um histórico preciso, pois para isso seria necessário um trabalho de pesquisa bem maior. Mas os registros mais antigos que me recordo de ver em revistas ou em sites que também tratam de velhos assuntos do automobilismo, são do Simca Show. O evento rodou o Brasil para divulgar a marca, sob o comando do piloto Euclides Pinheiro.
A partir da década de 70, os eventos de acrobacias tornaram-se mais comuns. Diversas montadoras tinham seus shows, com equipes como a de Jota Cardoso, o próprio Euclides Pinheiro, Carlos Cunha e… a Equipe Esteves. Apesar de ter sua história ligada até hoje com a Volkswagen, as imagens mais antigas que tenho da equipe são com acrobacias em veículos Dodge, como a pick-up D100 e o Dodge 1800. O nome original, Equipe Steves, era de fato o sobrenome do seu criador que, imagino, para simplificar acabou adotando posteriormente o nome Esteves.
Já pela Volkswagen, a Equipe Esteves fez sucesso inicialmente ao volante dos Passat. Infelizmente os registros fotográficos e em vídeo dessa época são raros de encontrar. Uma das poucas notícias com imagens razoáveis da época são do Diário de Natal, em um show realizado na Praça Cívica da capital potiguar.
Mas as imagens que são o motivo deste post vieram do outro extremo do país. Em um show na cidade gaúcha do Rio Grande, um Passat Surf e uma Variant II fizeram a alegria do público, com direito a saltos, passeio em duas rodas e manobras como cavalos de pau e o “para-choque humano”.
As fotos foram publicadas em um grupo do Facebook sobre a memória da cidade do Rio Grande. O autor é o Filipe Dias, que conta no post original que passou por baixo do cordão de isolamento sem resistência por parte da segurança local e fez os registros. Uma atitude de risco, mas que nos proporcionou as imagens mais sensacionais que já tive acesso dos shows acrobáticos com Passat.
O ano exato não foi divulgado. Pela presença do Passat Surf já com os faróis usados a partir do modelo 1979 e da Variant II, podemos apenas supor uma faixa de tempo, a partir do final de 1978. Na publicação original do Facebook, ninguém soube dizer com precisão a época dos fatos.
Enquanto a acrobacia em duas rodas foi realizada com o Passat Surf (e é interessante notar nas imagens os pneus nas medidas originais), a proeza do salto na rampa foi realizado com a Variant II.
É impossível não notar também algumas coisas que não vemos mais… Seja a roupa extravagante do narrador (que é possível ver na foto do salto da Variant II), ou estabelecimentos como o Banco Real e uma agência da Transbrasil. Tempos que não voltam mais…
A Equipe Esteves continua na ativa, pelo que foi possível pesquisar. Eu mesmo tive o prazer de assistir, ainda criança, um show da equipe na praia de São Francisco, em Niterói, no finalzinho dos anos 80. Na ocasião foram utilizados apenas veículos da linha BX. Será que futuramente conseguimos mais registros como esses, do show com os Passat?
Cheguei a assistir esse show em minha cidade por volta do final de 1984, pena que não tenho nenhuma foto para postar….