A cor Amarelo Java foi incorporada ao catálogo de cores do Passat na linha 1977. Essa cor caía muito bem tanto no Passat TS quanto nas versões mais comportadas. Ela também esteve disponível para outros modelos da Volkswagen, como o Fusca, Brasília e Variant II. No caso do Passat, ela foi oferecida oficialmente apenas até o lançamento da linha 79, quando deixou o catálogo.
Porém, principalmente pelo fato desta cor passar ser a oficial dos táxis da cidade do Rio de Janeiro no final dos anos 70, ela continuou sendo usada pela Volkswagen, mesmo que fora de catálogo para o consumidor “comum”. Recentemente, a excelente página Museu da Imprensa Automotiva (ou MIAU), mostrou uma imagem dos anos 80 da linha de montagem da Volkswagen, onde dois Passat ao fundo aparentavam ser da cor Amarelo Java.
Na teoria, os Passat, assim como os demais carros desta cor, tanto da Volkswagen quanto das demais montadoras, eram destinados ao serviço de táxi. Dificilmente alguém compraria um carro em uma cor tão característica e que posteriormente desvalorizaria o veículo na hora da revenda. No Rio de Janeiro, aliás, mesmo os VW 77/78 que foram normalmente vendidos a particulares passaram a ser raros nas ruas.
Claro que se trata de simples suposição, mas possivelmente muitos deles acabaram sendo pintados de outra cor anos depois, assim como ainda hoje acontece com os ex-táxis que são aposentados do serviço de praça. E apesar da supremacia do Fusca nesse setor, era comum ver os Passat táxi circulando pela capital fluminense nos anos 80, principalmente os Special e Village. Bem mais raros, mas ainda presentes, estavam os Passat TS e GTS Pointer, que por algum motivo foram destinados ao serviço de táxi. Esse é apenas um dos fatores curiosos da história.
Outro desses fatores é que a prática mostrou que alguns destes Passat Amarelo Java posteriores a 1978, e que deveriam ter sido destinados ao serviço de táxi, acabaram parando, ainda 0km, nas mãos de particulares. Aliás, mais uma vez, não apenas os Passat. É o caso do Gol 1983 acima, que estava a venda em Águas de Lindóia em 2007. E há casos conhecidos de outros modelos dos anos 80, como Chevette e Opala, entre outros.
E, ainda, pra completar os fatos inusitados e que não temos uma explicação concreta, algumas unidades novas foram destinadas a regiões fora do Rio de Janeiro, como os estados de São Paulo e Paraná.
Passat GTS Pointer Amarelo Java
Em meio a alguns casos de Passat Amarelo Java produzidos a partir de 1979 que surgem esporadicamente, tendo sido ou não táxi, separamos algumas imagens de um Passat GTS Pointer 1987 da cidade de Teresópolis, que saiu de fábrica pintado nesta cor. Este exemplar foi fotografado no XVI Encontro AVA de Veículos Antigos de Juiz de Fora, em julho de 2017.
O proprietário permitiu fotos do compartimento do motor, que além de mostrar o cofre pintado sem nada que nos levasse a crer em uma repintura, também nos forneceu uma informação primordial: o código de cor da plaqueta. Os três primeiros números desta plaqueta, como explicado no nosso artigo com a tabela de cores do Passat, indicam a cor de fábrica.
No caso deste GTS Pointer, o código presente era o 603, que não consta das cores oferecidas para o público em geral em nenhum ano de produção do carro, o que acaba demonstrando ser uma cor especial. Lembrando que nas linhas 1977 e 1978, o Amarelo Java era representado pelo código 022.
Aproveito pra solicitar aos proprietários de Passat dos anos 80 que saíram de fábrica na cor laranja, como os táxis de Curitiba, que nos enviem o código da cor que consta na plaqueta, já que seria de grande utilidade para os proprietários de Passat entenderem melhor mais esta cor especial.
Amarelo correio, código “606”.
Meu sogro teve um Village salvo engano 1986 nessa cor.
Pelas pesquisas que estão sendo feitas, em 1978 por algum motivo a VW alterou o código da plaqueta do Amarelo Java para 003.